NOTÍCIA
Bate-papo com deputado será realizado em 10/11
Nesta quinta-feira,
10 de novembro, às 15 horas
, o
deputado
Orlando Fantazzini (Psol-SP) participa de um debate pela internet sobre
ética na televisão brasileira, promovido pela Agência Câmara de Notícias.
Autor do Projeto de Lei 1600/03, que cria um código de ética para a programação televisiva e que será discutido com os internautas, Fantanzzini é também coordenador da campanha
Quem financia a baixaria é contra a cidadania
, realizada pela Comissão de Direitos Humanos com o objetivo de acompanhar a grade televisiva e indicar os programas que desrespeitam a cidadania.
O código de ética proposto pelo deputado busca evitar abusos das emissoras de televisão. Para isso, será criada a Comissão Nacional pela Ética na Televisão, formada por profissionais de diversas áreas, representantes de associações de classe e de sindicatos, que deverão avaliar se o código está ou não sendo cumprido pelas empresas. O objetivo é criar uma cultura de paz, por meio da condenação de programas que incitem ao ódio, à violência, à vingança, ao racismo e à homofobia.
Outro ponto previsto no documento é a isenção das informações, o que inclui debates políticos e outros entrevistados, que deverão ser informados previamente sobre o conteúdo do programa que utilizar suas declarações.
O código também regulamenta o uso de câmeras ocultas, que só poderão ser usadas sem consentimento dos envolvidos no caso de a matéria jornalística colaborar para esclarecimento de autoria ou prevenção de conduta criminosa.
Por fim, o projeto divide a programação televisiva em dois horários. O familiar vai das 5 às 21 horas, e o adulto das 21 às 5 horas.
Os interessados em participar do debate devem acessar o endereço
www.agencia.camara.gov.br
e clicar no ícone criado para o chat.
(Fonte: Agência Câmara)