Professoras de licenciaturas premiadas pela Fundação Carlos Chagas falam sobre as propostas que têm desenvolvido em sala de aula
Publicado em 13/12/2012
A qualidade das práticas em sala de aula tem aumentado em todo o Brasil. Pelo menos é o que indica o Prêmio Professor Rubens Murillo Marques, promovido pela Fundação Carlos Chagas (FCC). Com o objetivo de valorizar professores de licenciaturas, o prêmio chega à sua segunda edição com uma surpresa: o nível dos projetos desenvolvidos nas salas de formação docente foi tão alto, que a comissão julgadora ampliou de três para quatro o número de professoras vencedoras. “O número de inscrições triplicou e recebemos trabalhos muito bons. As propostas foram feitas de modo mais completo, com boas justificativas e detalhamento. Ficamos felizes de ver que o prêmio está se consolidando e ajudando na valorização do formador docente”, ressalta a professora Bernadete Gatti, idealizadora do prêmio e pesquisadora da FCC.
A professora explica que a avaliação do trabalho é realizada em diferentes etapas. Primeiro a comissão institucional analisa a pertinência do projeto em relação ao prêmio. É ela também que julga se a iniciativa é inovadora e apresenta uma proposta que contribua à didática. Depois disso, especialistas em diferentes áreas do conhecimento avaliam os projetos referentes ao seu campo. Esse consultor emite um segundo parecer e os trabalhos voltam à comissão institucional que dá o resultado final.
As professoras vencedoras receberam um prêmio de R$ 30 mil, diploma, troféu e publicação do projeto premiado na coleção Textos FCC e no site da fundação.
Conheça os projetos vencedores.
PUC, São Paulo: contato direto com a realidade escolar
UFAL, Alagoas: tecnologia em auxílio do estágio
Metodista, São Paulo: atividades lúdicas na educação
Ética no dia a dia | ||
Na primeira aula da disciplina “Ética e paradigmas do conhecimento”, na Faculdade de Comunicação, Artes e Letras da Universidade Federal da Grande Dourados (MS), a professora Rute Conceição costuma perguntar aos novos alunos o que eles esperam do curso. A resposta vem rápida: ética é discussão para filósofos. Mostrar aos alunos a importância de estudar ética para a formação deles como educadores é um dos maiores desafios da professora. Para isso, ela decidiu criar um projeto de aula que aproximasse os estudantes da disciplina. |