NOTÍCIA

Ensino Fundamental

Motivação na medida certa

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Southampton, no Reino Unido, mostrou que elogiar demais as crianças com dificuldades de aprendizado e baixa autoestima pode ser prejudicial. O motivo é que eles subentendem que aquela performance excessivamente exaltada será sempre esperada, o que acaba assustando-as.  Reconhecendo […]

Publicado em 04/02/2014

por Marina Kuzuyabu

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Southampton, no Reino Unido, mostrou que elogiar demais as crianças com dificuldades de aprendizado e baixa autoestima pode ser prejudicial. O motivo é que eles subentendem que aquela performance excessivamente exaltada será sempre esperada, o que acaba assustando-as.  Reconhecendo que terão dificuldades para atender às expectativas, elas acabam desistindo da ‘missão’ e, assim, tornam-se desmotivadas. As palavras de reconhecimento, contudo, não estão proibidas. Em excesso sim elas são desaconselhadas. Adjetivos como “perfeito” e “incrivelmente bom” são alguns exemplos de enaltecimentos que nos casos descritos acima deveriam dar lugar para o apenas “bom”.  O estudo foi feito em 2013 a partir do acompanhamento de 144 estudantes.  

Autor

Marina Kuzuyabu


Leia Ensino Fundamental

shutterstock_388660666

Como é a transição do ensino fundamental 1 para o 2 nas escolas...

+ Mais Informações

Jogos podem auxiliar no aprendizado

+ Mais Informações

Whatsapp: estratégias para utilizar as novas mídias como aliadas do...

+ Mais Informações

O desafio da gramática

+ Mais Informações

Mapa do Site