Notícias

Autor

Christina Stephano

Publicado em 10/02/2015

Salas cheias: levantamento revela proporção aluno-professor muito distante da ideal

No ensino fundamental, apenas três estados seguem as recomendações do CAQi e das Diretrizes Curriculares; no ensino médio, esse número cai para um

Quantos alunos deve ter uma sala sem prejudicar o trabalho do professor? Mesmo que antiga, essa questão até hoje não tem resposta. Previsto no Plano Nacional da Educação (PNE) e eleito como uma das prioridades na Conae, o Custo Aluno Qualidade Inicial (CAQi) recomenda quantidades máximas de aluno por turma que considera adequada para o bom andamento da aula. A deliberação, contudo, não tem força de lei, nem a legislação brasileira especifica o número de estudantes para cada etapa do ensino.

Na prática, portanto, cada rede ou escola adota a sua métrica. Levantamento realizado por Educação mostra que o resultado é que nenhuma rede estadual opera com a relação aluno-professor considerada ideal pelo CAQi ou pelas Diretrizes Curriculares. Santa Catarina e Roraima são os estados que mais se aproximam desses números, mas há redes em que a relação aluno-professor chega a ser de 45 alunos por turma no ensino fundamental 2: Alagoas, Distrito Federal e Rio de Janeiro. No ensino médio, esse número sobe para 50. 

Veja o levantamento completo abaixo:


Leia Notícias

PNLD-Educacao-Infantil (1)

Reunião técnica sobre o PNLD Educação Infantil será transmitida ao...

+ Mais Informações
Grupo-Vitamina_Eugenio

Grupo Vitamina: como prevenir golpes em escolas

+ Mais Informações
Assessoria Pedagógica Remota_Editora do Brasil_2

Revolucionando a educação: descubra a Assessoria Pedagógica Remota da...

+ Mais Informações
Plataforma de filmes

Plataforma de filmes classificados conforme a BNCC ganha adesão de...

+ Mais Informações

Mapa do Site