NOTÍCIA
Mais convivência, soluções democráticas e contato com a natureza podem mudar espaços de convivência e aprendizagem
Publicado em 12/02/2016
A concepção democrática da escola muitas vezes inclui a derrubada (às vezes metafórica, às vezes literal) dos muros que dividem as salas entre si e que separam a escola da comunidade ao redor. Nas palavras de Pacheco, a busca é por “recriar o espaço e o tempo de aprender”. Numa escala mais viável para o dia a dia das escolas brasileiras, o contato das turmas de estudantes com o mundo exterior pode se dar com uma aula eventual ao ar livre ou em um ambiente fora da escola. Isso inclui outro elemento em falta no ambiente escolar que, na opinião de alguns educadores, é fundamental para a escola: uma relação mais próxima
com a natureza.
“Muitas escolas têm árvores, plantas, mas elas não fazem parte da experiência das pessoas, estão lá apenas como objeto decorativo. E muitas vezes elas nem mesmo podem ser tocadas, porque as crianças podem estragá-las. Escolas de educação infantil cobrem o chão com piso emborrachado, para as crianças não correrem riscos. Mesmo em muitos parques é proibido subir nas árvores”, observa Rita Mendonça, autora do livro Atividades em áreas naturais, publicado pelo Instituto Ecofuturo. Bióloga de formação, Rita trabalha junto a professores para desenvolver projetos de educação voltados para a natureza.
Para ela, uma única árvore na escola é capaz de abrir possibilidades de ensino que os professores e diretores muitas vezes não são capazes de perceber. “Mesmo quando você leva elementos da natureza para a sala de aula, as crianças ficam ativadas com todos os sentidos”, diz. Rita afirma que diversas disciplinas podem ser trabalhadas usando a natureza – a própria matemática, lembra, é uma abstração do mundo natural. “A vida real é a vida corpórea, a vida da natureza, essa é a vida real”, aponta.
De acordo com Rita, as aulas na natureza tornam os alunos mais calmos, cooperativos e com reações mais espontâneas, valores que deveriam ser considerados importantes na escola. Segundo os relatos de professores com quem ela trabalhou, aqueles alunos mais agitados e irrequietos ficam mais tranquilos e participam com mais interesse de atividades que exigem concentração e silêncio. “Aquilo que a gente pensa dentro da sala é o mesmo que a gente pensa fora dela? O contato com a natureza favorece o desenvolvimento cognitivo, a criatividade e a prontidão para resposta”, diz. Mesmo para os professores, é muito exaustivo tentar manter as crianças e jovens em silêncio e concentradas por muito tempo dentro da sala de aula.
Na opinião da educadora, os espaços escolares atuais têm uma abundância grande de objetos – inclusive tecnológicos – mas não oferecem tempo e espaço adequados para os alunos. Além disso, pais e professores não estão sendo capazes de olhar para as reações das crianças e entender o que elas significam, sem uma compreensão da dimensão emocional da educação. “A gente está se colocando a serviço da tecnologia, e não a tecnologia ao nosso serviço. Isso causa um desequilíbrio”, diz. Esse desequilíbrio, segundo ela, poderia ser atenuado ao tirar as crianças do ambiente fechado da sala, mesmo que por um breve período: fazer uma aula em uma praça, por exemplo, sair para as ruas ou quebrar um pouco o concreto da escola. “A natureza não é previsível: pode passar um passarinho cantando, pode chover, pode alguém tropeçar. Trabalhar essa disponibilidade para o imprevisível é muito importante”, afirma Rita.