Leitura de gibis no Colégio Ofélia Fonseca Para desenvolver habilidades de leitura em seus alunos, os professores deveriam dar preferência ao método fonético em detrimento do método alfabético. O primeiro prioriza a relação direta entre fonema e grafema, enquanto o segundo foca o aprendizado dos […]
Publicado em 07/03/2016
Leitura de gibis no Colégio Ofélia Fonseca |
Para desenvolver habilidades de leitura em seus alunos, os professores deveriam dar preferência ao método fonético em detrimento do método alfabético. O primeiro prioriza a relação direta entre fonema e grafema, enquanto o segundo foca o aprendizado dos nomes das letras do alfabeto e em suas combinações. Uma pesquisa conduzida por Bruce McCandliss, professor da Escola de Educação e do Instituto de Neurociências de Stanford, mostrou que a metodologia que faz a associação entre o som da fala e a escrita aciona a área esquerda do cérebro, que também é a região mais ativa nos leitores fluentes. Já o método alfabético sobrecarrega o lado direito. Ou seja, embora os dois meios sejam capazes de formar leitores, o fonético seria o mais indicado por ser aquele que impacta mais intensamente os campos cerebrais relacionados com a atividade. A observação foi feita em um experimento que envolveu 16 adultos. Eles tiveram suas ondas cerebrais mapeadas por eletroencefalografia enquanto executaram diversos exercícios. A pesquisa foi publicada no periódico Brain and Language.