Professores têm até o dia 8 de agosto para encaminharem os textos produzidos pelos alunos
A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro recebeu mais de 170 mil inscrições para sua 5ª edição. Para a próxima fase, os educadores devem iniciar as oficinas propostas para o processo de produção dos textos, que devem ser enviados até o dia 8 de agosto.
Desenvolvido pela Fundação Itaú Social em parceria com o MEC, o projeto tem como tema deste ano “O lugar onde vivo”. O intuito é incentivar os alunos a estreitar os laços com sua comunidade e, ao mesmo tempo, mobilizar os professores para a aplicação da língua portuguesa para além da sala de aula.
“O principal objetivo do programa é oferecer formação ao docente para o ensino da produção de textos de forma diferenciada. Por isso, as oficinas nas escolas representam a essência do trabalho, onde são desenvolvidas as competências de escrita dos alunos”, explica a superintendente da Fundação Itaú Social, Angela Dannemann.
Os professores inscritos receberam um DVD com uma coletânea selecionada pela organização contendo aspectos didáticos para o ensino da escrita nos quatro gêneros textuais propostos pela Olimpíada – poema, memória literária, crônica e artigo de opinião. Entre as atividades estão textos para leitura, pesquisas e dinâmicas. Todas as produções estão disponíveis em: www.escrevendoofuturo.org.br