NOTÍCIA
Série Narcos retrata drama do tráfico de drogas na América
Wagner Moura como Pablo Escobar em Narcos: retrato
da América do Sul | © Divulgação
A série de filmes a seguir – quatro deles baseados em histórias reais – mostra um panorama dos efeitos sociais das drogas, retratados no cinema nas últimas décadas.
Diário de um adolescente (1995)
Baseado nas memórias do poeta e músico americano Jim Carroll. Um jovem jogador de basquete (Leonardo DiCaprio) vê sua promissora carreira afundar à medida que se envolve com o vício em drogas. Acaba nas ruas, onde precisa roubar e se prostituir para comprar heroína. A narrativa não deixa de lado as angústias próprias da adolescência, potencializadas pela droga.
Trainspotting (1996)
Filme-símbolo dos anos 1990, tornou conhecido o diretor Danny Boyle. Retrata de maneira crua e com humor negro a cultura das drogas em Edimburgo. Mark Renton (Ewan McGregor) é um viciado em heroína que decide ficar limpo. Isso afeta sua relação com os amigos, a maior parte deles usuários em um cenário de poucas perspectivas.
Bicho de sete cabeças (2001) Neto (Rodrigo Santoro), jovem de classe média, é mandado para uma instituição psiquiátrica quando seu pai encontra um cigarro de maconha em seu casaco. Lá, conhece a crueldade e a indiferença de um sistema feito para não recuperar ninguém. Dirigido por Laís Bodanzky, é baseado no livro autobiográfico de Austregésilo Carrano Bueno.
Gomorra (2008)
Roberto Saviano, autor do livro que originou o filme, foi jurado de morte pela máfia napolitana após a sua publicação. A narrativa fragmentada é uma solução para que a forma do filme – dirigido por Matteo Garrone – seja capaz de dar conta dos muitos tentáculos da influência da máfia na sociedade italiana existentes ainda hoje.
Sicário (2015)
Uma agente americana do FBI (Emily Blunt) é enviada a Juárez, cidade mexicana na fronteira com os EUA, para ajudar a desmontar o cartel de drogas que opera na região – uma das mais violentas do mundo. Dirigido pelo canadense Denis Villeneuve, é um thriller calcado nas cenas de ação, temperado com questões éticas e políticas.