NOTÍCIA
Filmes do alemão Werner Herzog buscam imagens raras da natureza e investigam questões fundamentais do ser humano
© Divulgação
O alemão Werner Herzog e seu Visita ao inferno: à sombra de mitos e vulcões | © Divulgação
Aguirre, a cólera dos deuses (1972)
Em meados do século 16, Don Lope de Aguirre (Klaus Kinski, em seu primeiro trabalho com Herzog) comanda uma expedição espanhola ao longo do rio Amazonas em busca da cidade mítica de El Dorado. Com tomadas espetaculares da floresta, o filme é capaz de abordar uma variedade de temas enquanto acompanha a crueldade e a loucura crescente de Aguirre.
O enigma de Kaspar Hauser (1974)
Baseado na história real de Kaspar Hauser, um jovem com dificuldades para andar e falar que apareceu perambulando por Nuremberg em 1828 com uma carta nas mãos. Ele contava ter sido mantido preso durante toda sua juventude e não sabia por que havia sido libertado. Sua estranha lógica se transformou em fonte de curiosidade.
Fitzcarraldo (1982)
O barão da borracha Bryan Sweeney Fitzgerald, ou Fitzcarraldo, para os nativos de Iquitos, Equador, onde ele vive no início do século 20, tem um desejo obsessivo de construir uma ópera no interior da Amazônia. Para isso, precisa encontrar um caminho de exploração de borracha e atravessar por terra um navio de toneladas. Com José Lewgoy e Grande Otelo.
O homem urso (2005)
O ambientalista americano Timothy Treadwell isolou-se por 13 anos no Alasca para filmar a vida dos ursos-pardos – junto com a namorada, seria devorado por um deles. Por meio de entrevistas e acesso aos vídeos de Treadwell, Herzog investiga a personalidade confusa do seu personagem e tenta entender como essa paixão desmedida pela natureza culminou em tragédia.
A caverna dos sonhos esquecidos (2010)
Descoberta apenas em 1994, a caverna de Chauvet, no sul da França, guarda pinturas rupestres produzidas há cerca de 30 mil anos. Para Herzog, que foi autorizado a filmar dentro da caverna por pouco tempo e com uma equipe reduzida, apenas a tecnologia 3D seria capaz de revelar as intenções dos ancestrais que desenharam as mais antigas imagens conhecidas.