NOTÍCIA

Arte e Cultura

Autor

Sérgio Rizzo

Publicado em 24/09/2018

Mestre do traço e do verbo ganha exposição

Millôr: obra gráfica, pode ser vista até dezembro, no Instituto Moreira Salles, em São Paulo. Desenhista ficou conhecido por suas obras em revistas do país

exposição millôr fernandes

Acerco do IMS possui mais de 6 mil obras de Millôr


Durante mais de sete décadas, o traço e a verve do carioca Millôr Fernandes (1923-2012) divertiram milhões de leitores de diversas publicações — entre elas, o Jornal do Brasil, O pasquim e Veja — com tiradas sobre a vida brasileira, incluindo sacadas antológicas sobre os descaminhos do país sob o regime civil-militar de 1964 e, depois, sobre as agruras do período de redemocratização. Sempre com o humor muito peculiar de quem foi também, entre outras atividades, tradutor de Shakespeare para o português.
Parte significativa do seu trabalho vem a público graças a uma exposição que o Instituto Moreira Salles (IMS) abriu, na sua sede de São Paulo.  Millôr: obra gráfica reúne desenhos, feitos principalmente para serem publicados na imprensa, que “revelam a força e a complexidade de uma obra fundamental para a arte brasileira”, de acordo com o texto de apresentação dos curadores Cássio Loredano, Julia Kovensky e Paulo Roberto Pires.
desenho de Millôr Fernandes

                                     Desenho de Millôr Fernandes selecionado para a exposição


O material foi organizado em cinco grandes conjuntos, “dos autorretratos à crítica implacável da vida brasileira, passando pelas relações humanas, o prazer de desenhar e a imensa e importante produção do Pif-Paf, seção que manteve na revista O Cruzeiro entre 1945 e 1963”.  A exposição é acompanhada por um livro, publicado em 2016, que reúne cerca de 500 dos desenhos de Millôr, além de trazer ensaios críticos e uma cronologia de sua vida e obra.
Em cartaz até 31 de dezembro, Millôr: obra gráfica pode também ser vista, parcialmente, pelo site do IMS, instituição que mantém o acervo deixado por ele, com mais de 6 mil desenhos e um arquivo pessoal: https://ims.com.br/ .
Leia também:
http://www.revistaeducacao.com.br/so33dosjovensqueremserprofessor/


Leia Arte e Cultura

Itaú Cultural Play_destaque

Filmes gratuitos sobre culturas ancestrais focam em professores 

+ Mais Informações
Diário de um Banana_destaque

A importância da escola é destaque em novo ‘Diário de um Banana’

+ Mais Informações
20220222-banner

‘Leia com uma criança’ foca em municípios vulneráveis

+ Mais Informações
Prêmio Jabuti_vencedores

Poesia de Fabrício Corsaletti é consagrada como livro do ano pelo...

+ Mais Informações

Mapa do Site