NOTÍCIA

Gestão

Autor

Redação revista Educação

Publicado em 02/10/2018

Guia gratuito auxilia educadores a compreender e implantar BNCC

Site é voltado a gestores e equipes direcionadas na reelaboração dos currículos. Princípios da educação integral é detalhado no material

guia BNCC

Orientar na construção dos currículos das redes de ensino é um dos objetivos da plataforma (foto: Shutterstock)


Com a Base Nacional Comum Curricular aprovada – falta apenas o ensino médio – as escolas têm até 2020 para incluir as exigências descritas no documento.
Muitos educadores sequer sabem do que se trata, o que gera dificuldade em adaptar as novas diretrizes com o programa escolar.
Uma das alternativas para se informar é o guia digital BNCC: construindo um currículo de educação integral, elaborado pelo Instituto Ayrton Senna.
A ferramenta – de linguagem simples e fácil entendimento – revela as principais funções da Base, explica o que é currículo escolar e como ele pode ser estruturado, quais conceitos definem a educação integral e outros.
O novo documento indica que os estudantes devem ter dez competências gerais trabalhadas ao longo da educação básica.
Para auxiliar o caminho dos educadores, a plataforma conta também com análise que relaciona essas competências às habilidades socioemocionais.
Com textos, infográficos e vídeos, o guia é gratuito. Para ter acesso clique aqui  .

Contexto da BNCC

A primeira versão da Lei de Diretrizes e Bases Educacionais (LDB) foi publicada em 1996. Com aperfeiçoamentos ao longo dos anos, em 2013, ficou definido que o Estado brasileiro é o responsável pelo acesso da pré-escola, fundamental e ensino médio dos cidadãos (antes era assegurado apenas para o ensino fundamental).
Com essa alteração, outra exigência que surgiu dentro da LDB foi a de currículo com base nacional comum para todas as escolas, tanto públicas quanto privadas.
Em 2015, a BNCC – que determina competências e habilidades que devem estar inclusas no currículo escolar –  começou a ser elaborada. No final de 2017, o documento para infantil e fundamental foi aprovado pelo MEC.
Vale lembrar que as redes de ensino possuem autonomia para elaborar e/ou adequar seus currículos de acordo com o que acharem necessário.
Leia também:
http://www.revistaeducacao.com.br/bncc-desafio/


Leia Gestão

Grupo-Vitamina_Eugenio

Grupo Vitamina: como prevenir golpes em escolas

+ Mais Informações
Grupo Vitamina_4

Grupo Vitamina gera prejuízos financeiros e emocionais

+ Mais Informações
educação infantil_direção escolar

Na educação infantil, um terço da direção é escolhida sem critérios...

+ Mais Informações
Rede de pesquisa_Sídrome de Down

País ganha primeira Rede Brasileira de Pesquisa sobre Síndrome de Down

+ Mais Informações

Mapa do Site