NOTÍCIA
Publicado em 19/02/2019
O uso do inglês como Meio de Instrução (EMI – English Medium Instruction) nas escolas de educação infantil e fundamental está se tornando cada vez mais popular ao redor do mundo. Há muitas razões para isso, entre elas:
Os programas de EMI são um tipo de programa educacional com o objetivo de oferecer aos alunos maior vivencia em inglês durante as aulas, utilizando o idioma para o ensino das disciplinas curriculares, como Ciências ou Geografia. Esses programas podem ter vários formatos, com o ensino em inglês variando de acordo com a carga horária na grade curricular ou de acordo com a disciplina.
Acredita-se geralmente que para aprender inglês, os alunos devem usar somente inglês. Todavia, esta abordagem provavelmente não necessariamente é a mais eficaz. Diferentes pesquisas demonstram que a primeira língua falada por aprendizes multilíngues é na verdade uma ferramenta valiosa para a aprendizagem bem sucedida da língua inglesa. O aprendiz pode fazer uso das habilidades cognitivas adquiridas na primeira língua falada na construção de novos saberes no contexto de aprendizado de conteúdos entregues na língua adicional, ampliando, assim, o repertório.
Vivência em sala de aula e aprendizado do idioma
A capacidade de nossa mente para aprender várias línguas é enorme. As pesquisas sobre multilinguismo demonstram que quando um indivíduo sabe mais de uma língua, essas línguas na verdade contribuem umas com as outras. Há inúmeras evidências de relações muito positivas entre proficiência na primeira língua e proficiência em uma segunda língua. As pesquisas também demonstram que os alunos que são educados tanto em sua língua materna como em inglês tendem a aprender inglês de forma mais eficaz e apresentam resultados acadêmicos melhores que seus colegas educados somente em inglês.
Ao serem expostos a novos conteúdos por meio da língua adicional, o aluno traz um conhecimento de mundo adquirido através da sua primeira língua. Reconhecer que em contextos de ensino e aprendizado de conteúdos ministrados através da língua adicional o aluno possa utilizar a língua mãe em certas situações, como por exemplo, organizar o fluxo de pensamento, planejar, pode resultar em interações mais fluidas e colaborativas e que poderão impactar positivamente no processo de aprendizado acadêmico, como um todo.
Sobre o ‘ELT Expert Panel’ da Oxford University Press (Painel de Especialistas no Ensino da língua inglesa)
O ELT Expert Panel é um grupo de pesquisadores e profissionais de liderança na área da educação que nos assessoram sobre as principais questões relacionadas à aprendizagem de línguas atualmente. Os tópicos para discussão são indicados pelas pesquisas e também com base no que expressa a nossa comunidade global de ELT (English Language Teaching).
Reunindo uma grande variedade de ideias, o Painel oferece recomendações com base em pesquisas para dar suporte a educadores e aprendizes, a fim de que alcancem seu sucesso futuro.
Os documentos com a posição de ELT são o resultado de consultas com membros do painel, selecionados de acordo com suas áreas de interesse e especialidades de pesquisas. Nesses documentos oferecemos suporte para os seguintes leitores:
Acesse nosso site para ter acesso completo ao documento escrito pelos especialistas e saber quem eles são: oxelt.gl/EMIpaper
Sobre a Oxford University Press (OUP)
A Oxford University Press é a editora da Universidade de Oxford. Os materiais da Oxford, incluindo as soluções para o ensino e aprendizagem de inglês, passam por um rigoroso processo de desenvolvimento e são submetidos a um rígido controle de qualidade e aprovação pela Universidade de Oxford. Por mais de 500 anos, a Oxford University Press vem demonstrando seu compromisso com a promoção da educação em todo o mundo através da qualidade de seus programas de pesquisa e publicações.
Dúvidas e informações clique aqui.
Prestigiado Guerra fria, retrata os impactos do conflito entre EUa e URSS por meio de um romance
Educação infantil: o teste do marshmallow revisitado