NOTÍCIA
Publicado em 30/04/2019
A inadimplência é, na maioria dos casos, a grande responsável pelo baixo rendimento financeiro de uma empresa (especialmente quando falamos das instituições de ensino) e deve ser contida antes de afetar drasticamente o fluxo de caixa. Por isso, implantar uma boa gestão de cobrança pode ser a melhor estratégia para o seu negócio.
Se você deseja saber o que fazer para evitar atrasos nos pagamentos e todo o impacto que esse comportamento causa no relacionamento comercial e no saldo bancário, continue a leitura deste post para conhecer algumas ações importantes para auxiliar na gestão financeira.
Como fazer uma gestão de cobrança eficiente?
Muitos são os fatores que levam um cliente à inadimplência — instabilidade econômica, desemprego, descontrole financeiro — e por isso, você precisará de um conjunto de medidas para alcançar essas variáveis.
A gestão de cobrança tem como objetivo inibir a intenção do cliente de se eximir do pagamento referente à aquisição de produtos ou prestação de serviços. Antes de evoluir para uma cobrança mais rigorosa, que tal colocar em prática as dicas que daremos a seguir?
Acompanhe as informações de pagamento dos clientes
Embora não seja o ideal, a conciliação bancária pode até ser realizada em períodos mais espaçados, mas, é fundamental ter o controle de todos os títulos vencendo em um determinado dia e verificar se o pagamento foi realizado.
O acompanhamento diário facilita a identificação rápida de um título em aberto e a providência imediata junto ao cliente. Pode ser apenas fruto de um esquecimento pontual ou até mesmo uma falha sistêmica do banco e você só vai saber se checar na fonte.
Monitore seus clientes de perto e tenha os dados sempre atualizados sobre os títulos em atraso. Fique atento e, caso você perceba que os pagamentos estão sendo realizados com atraso todos os meses, verifique se uma alteração na data de vencimento pode ajudar a resolver o problema, por exemplo.
Incentive o pagamento no cartão de crédito
Muitos clientes possuem cartão de crédito. Incentive essa prática para eliminar de vez os problemas com atraso de pagamento.
Com a adoção do cartão de crédito como forma de pagamento online, até os títulos atrasados há mais tempo, poderão ser incluídos no acordo, calculando os juros e parcelando o montante via cartão.
E se você tiver disponibilidade para contratar um software de gestão de cobrança, esse processo será muito mais rápido, pois, toda a ferramenta de automação desenvolvida para esse fim dispõe de facilidades para auxiliar nos processos financeiros.
Um bom sistema deve ser parametrizado para envio automático de cobrança, cálculo de juros e multas, conciliação financeira, emissão de relatório em tempo real e integrar a base de dados dos clientes permitindo a mesma visualização de todos os departamentos simultaneamente.
Qual é a importância da gestão de cobrança para a empresa?
A gestão de cobrança é o caminho certo para quem deseja acompanhar de perto o fluxo de caixa. Ao perceber que os valores estão divergentes será bem mais fácil filtrar qual dos clientes encontra-se com o título em aberto.
Cada cliente ao fechar um contrato, um acordo ou uma parceria tem a ciência de que é um relacionamento de troca e que deverá arcar com os valores propostos. Se algo mudar durante o percurso, a sua empresa deverá ser notificada sobre as regras de cobrança e pagamento.
Caso isso não aconteça e o cliente não sinalize o interesse em pagar o que é devido, não espere uma postura diferente e trate logo de evitar a inadimplência recorrente e consequente dor de cabeça.
Os critérios adotados podem ser aplicados a clientes diferentes de forma preventiva e consciente. O importante é garantir a linearidade do seu caixa e a permanência da sua empresa no mercado sem perder a estabilidade financeira e tampouco, o controle da situação.
O que você achou deste conteúdo sobre como vencer a inadimplência e garantir o fluxo de caixa em sua escola? Percebeu que com ações sutis de cobrança é possível inibir esse tipo de transtorno?
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