NOTÍCIA
Filme Eleições aborda a disputa do grêmio estudantil de alunos de uma escola pública de São Paulo, composta por chapa da diversidade e até chapa feminista
O título desta nota foi usado durante décadas em editoriais de jornais brasileiros – textos que exprimem o ponto de vista dos proprietários da empresa, embora geralmente escritos por jornalistas que trabalham ali – nos dias seguintes a eleições.
Supõe-se que as urnas sempre ofereçam “lições”, ao dar voz a milhões de cidadãos. Mas o que muitos textos dessa natureza (hoje também escritos por não jornalistas e distribuídos pelas redes sociais) não dizem é que as tais “lições” variam de acordo com o que cada um quer enxergar.
Leia também:
Premiado filme libanês ‘Cafarnaum’ destaca infância e fluxos migratórios
Filme sobre movimento estudantil ganha prêmios no Festival de Berlim
A riqueza de Eleições reside justamente em deixar – no fundo, incentivar – o espectador a chegar às suas próprias conclusões diante do que vê. Até recentemente em cartaz nos cinemas e em breve disponível nos serviços de streaming, o documentário acompanha uma disputa por votos muito localizada, mas plural em significados.
Simultaneamente à campanha para as eleições gerais de 2018, alunos de ensino médio de uma escola pública da Barra Funda, em São Paulo, organizavam-se em grupos para administrar o grêmio estudantil.
Grêmio que, aliás, encontrava-se abandonado pela mais recente gestão. Ouvimos algumas razões para o esvaziamento, que funciona como incentivo para a formação de quatro chapas. Cada uma nasce de determinadas características daquele universo (há uma chapa feminista, por exemplo) e tem suas prioridades.
A equipe da diretora Alice Riff (que fez Meu corpo é político, 2017) acompanha todo o processo eleitoral, bisbilhotando como pensam e agem aqueles jovens brasileiros em momento turbulento na história do país. São muitas as “lições”.
(Election, 1999)
Direção: Alexander Payne
Reese Whiterspoon (de Johnny & June e da série Big Little Lies) interpreta uma jovem ambiciosa que lança campanha para presidir o grêmio de sua escola, nessa comédia dramática mordaz em relação a alguns valores da sociedade americana.
Direção: Quentin Delaroche
Documentário brasileiro que acompanha a participação de jovens na campanha à Prefeitura de Camocim de São Félix (PE), que tradicionalmente divide a cidade em dois grupos identificados por cores, à margem das siglas partidárias.
Leia também:
Trajetória de anciãs indígenas é tema de livro escrito também por indígenas
Dia a dia do diretor escolar é destaque de exposição fotográfica