NOTÍCIA
Ferramentas voltadas aos professores e alunos alertam sobre fake news e o excesso de informação
Cada minuto na internet significa mais de 3 milhões de buscas no Google e 4,5 milhões de vídeos assistidos no YouTube, aponta o site Educamídia – cidadania para o mundo conectado. Aliás, a plataforma integra o Programa de Educação Midiática, que busca auxiliar crianças e jovens a receber e compartilhar informação de forma crítica e responsável.
Leia: Criatividade como estratégia pedagógica e de gestão para inovar na escola
Sendo assim, entre as ferramentas oferecidas, há um curso introdutório de 30 horas sobre educamídia para professores e materiais para a sala de aula, como o Guia contra a desinformação na escola, que visa desenvolver nos alunos senso crítico – e é alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Tudo gratuito.
“Como diferenciar fatos de opiniões? Como produzir e compartilhar mensagens com responsabilidade? Lidar com esses obstáculos altera profundamente nossa ideia de alfabetização. Não basta ler o que chega às nossas mãos. É preciso interpretar intenção, autoria e contexto. É preciso dominar as ferramentas e as linguagens que nos permitem ter voz nesse ambiente”, reforça o site.
Em resumo, o Programa é uma iniciativa do Instituto Palavra Aberta com apoio do Google.org. Contudo, para mais informações clique aqui.
História da jovem Malala Yousafzai vira peça infantojuvenil
O exemplo de Sobral na relação diretor, coordenador e professor