NOTÍCIA
Polo chega para apoiar educadores em seus desafios diários com cursos online que abordam do Fundeb à leitura para crianças
O Polo é o novo ambiente digital gratuito para gestores, coordenadores, professores e demais interessados na área da educação que chega para apoiar nos desafios diários do setor.
Idealizado pelo Itaú Social, a proposta é possibilitar uma aprendizagem contínua aos profissionais, uma vez que a pesquisa Profissão Docente, realizada pelo Itaú Social e pelo Todos pela Educação apontou que 69% dos professores acreditam que dar ênfase à formação continuada é a principal saída para a valorização da carreira docente.
Leia: O xadrez ensina
Com materiais interativos que abordam do Fundeb, BNCC à leitura infantil, há cursos online com mais de 10 horas de duração. Os conteúdos estão organizados em quatro Percursos Formativos: Gestão Pedagógica, Gestão Operacional, Monitoramento e Avaliação, e Leitura, Escrita e Matemática. Todas as atividades oferecem certificados.
A mesma pesquisa levantou ainda que 77% dos professores que responderam as perguntas têm cursos de especialização e somente 29% concordam que a formação inicial os preparou adequadamente para começar a dar aula.
“Além de políticas voltadas a melhorar a formação inicial, a formação continuada é determinante para o aprimoramento da prática docente. Nesse sentido, a estratégia de formação e aprendizagem do Polo objetiva não apenas a apropriação de técnicas e conteúdos, mas também a promoção de uma reflexão contínua sobre as práticas profissionais, que permita que elas sejam repensadas, adaptadas e recriadas”, destaca o coordenador de formação do Itaú Social, Carlos Garrido.
As formações tiveram parceria de instituições como Comunidade Educativa Cedac, Fundação Getulio Vargas (FGV) e Instituto Singularidades. Para saber mais acesse: www.polo.org.br .
A adequação das instituições de ensino às regras da LGPD
Evento luso-afro-brasileiro discute infância, cidade e democracia