NOTÍCIA
Evento online começa hoje, 24, e vai até quinta, 27. Se inscreva e concorra a prêmios. José Pacheco, Ailton Krenak, Mozart Ramos e Lilian Bacich são alguns dos palestrantes
O Grande Encontro da Educação começa hoje, 24, e vai até quinta, 27. Por conta da pandemia, a sexta edição será totalmente online e gratuita. Garanta sua inscrição clicando aqui.
Organizado pela Educação, serão quatro dias de debates com especialistas em educação e sociedade como o educador português José Pacheco e a liderança indígena Ailton Krenak. Mozart Ramos, ex-secretário de Educação do estado de Pernambuco, Lilian Bacich, doutora em Psicologia Escolar, Virginia Garcia, CPO da International School e Alexandre Garcia, CEO do Cel.Lep são alguns dos palestrantes do Grande Encontro.
Leia: Os benefícios da aprendizagem baseada em projetos
A era da complexidade é o tema deste ano. E para auxiliar os educadores e interessados a encararem e se preparem para este mundo não hierárquico, multidisciplinar e cada vez mais imprevisível, sob uma comunidade hipercomplexa, mas com propósitos em comum e que visam reaprender no coletivo: escola, professores, alunos e família, convidamos todos e todas a participarem do Grande Encontro. Faça sua inscrição clicando aqui.
Além de painéis com renomados especialistas, o público do Grande Encontro da Educação concorrerá a:
– Duas bolsas de cursos intensivos de inglês, válidas para 2020, sendo 100% aulas virtuais e com material didático incluso oferecidas pelo Cel.Lep;
– Seis mochilas com livros de formação docente oferecidas pela Compartilha
– Uma vaga no curso A BNCC Aplicada aos Livros Didáticos e Sistemas de Ensino | EAD oferecido pela Casa Educação;
Coleção completa História da pedagogia, oferecida pela Educação.
O sorteio acontecerá no final do evento, dia 27, e será transmitido ao vivo.
Leia: Pandemia reforça importância da escola
Confira a programação, que conta com a curadoria de Alexandre Sayad, jornalista, educador, co-chairman internacional da UNESCO GAPMIL e colunista da Educação e Miguel Thompson, diretor acadêmico da Fundação Santillana e presidente do Conselho Editorial da Educação:
Dia 1: 24/08
16h – Abertura: Edimilson Cardial
16h05 – 17h15
Painel: Uma nova sociedade: como construir o humanismo do amanhã
A pandemia do novo coronavírus revelou uma série de elementos que há muito já vinha sendo desenvolvido pela sociedade, mas que agora se agudiza. Uma das questões mais importantes é a forma como nos relacionamos com o ambiente, com os nossos semelhantes, a maneira como produzimos e utilizamos conhecimento e como o transformamos em sabedoria.
Nesta mesa, se discutirá novos formas de interação com a sociedade e indivíduo, para que se possa construir um mundo melhor. Repensar a civilização e valores será fundamental para que, nas próximas crises vindouras, a população consiga dar uma resposta mais humana, mais assertiva e efetiva para a condução da história da humanidade.
Palestrantes:
José Pacheco
Cláudia Passos
Ailton Krenak
Mediação: João Jonas Veiga Sobral
Discussão e espaço para perguntas e respostas
17h15 – 18h
Palestra: Aprendizagem Integrada de Conteúdos e Linguagem – avaliação CLIL: critérios, objetivos e resultados
A transformação e/ou surgimento de escolas tradicionais em bilíngues vem ganhando cada vez mais força. Sendo assim, este painel destacará a abordagem CLIL (Aprendizagem Integrada de Conteúdos) e suas bases teóricas, que focam no aprendizado de conteúdo ao mesmo tempo em que é desenvolvida a aprendizagem do idioma alvo.
Se discutirá como construir a integração de conteúdo e linguagem por meio dos seguintes itens: os critérios a serem utilizados; os objetivos a serem determinados e os resultados a serem alcançados. Assim, a avaliação CLIL terá o duplo objetivo de medir o progresso da aprendizagem de áreas do conhecimento por meio da avaliação de elementos do idioma alvo.
Palestrante: Virginia Garcia, CPO International School
Mediação: Laura Rachid
Discussão e espaço para perguntas e respostas
Dia 2: 25/08
16h
Abertura: Edimilson Cardial
16h05 – 17h15
Painel: Um olhar diverso na educação
O universo da educação tem uma preocupação constante com o futuro. Mas, dadas todas as dificuldades conjunturais no mundo, somadas às estruturais históricas do Brasil, que educação é necessária para formar crianças e jovens hoje, no presente? Qual olhar educativo é necessário para abarcar a diversidade cultural brasileira e enfrentar a chegada das novas tecnologias ao mundo do trabalho?
Palestrantes:
Heloísa Mesquita
Dora Kaufman
Mediação: Alexandre Sayad
Discussão e espaço para perguntas e respostas
17h15 – 18h
Painel: Como a Disciplina Positiva pode ajudar nesse “novo normal” na retomada às aulas
A Disciplina Positiva é uma abordagem socioemocional para pais e professores desenvolverem habilidades de vida em crianças e adolescentes. Nesse “novo normal”, precisaremos utilizar estratégias eficazes, empáticas e respeitosas para garantir a conexão e o aprendizado na retomada às aulas. Conheça as ferramentas práticas da Disciplina Positiva que podem facilitar esse processo de acolhimento dos alunos.
Palestrante: Bete Rodrigues
Mediação: Edimilson Cardial
Discussão e espaço para perguntas e respostas
18h – 18h45
Painel: Choque de gestão nas escolas
Como uma escola deve proceder juntos aos pais que estão impactados por esse novo ensino remoto e enfrentar ainda a questão da guerra de preços sem comprometer o futuro da instituição? Planejamento, estratégia e comunicação terão que ser revistos para encarar os novos desafios. A escola já vinha mudando, mas agora terá que ser rápida e engajar todas as equipes.
Palestrante: Alexandre Garcia, CEO do Cel.Lep
Mediação: Edimilson Cardial
Discussão e espaço para perguntas e respostas
Dia 3: 26/08
16h
Abertura: Edimilson Cardial
16h05 – 17h10
Painel: A educação diante dos desafios de se reinventar
O Brasil vive um momento singular. Está em votação o FUNDEB, que vai determinar o grau de dificuldade que a escola pública enfrentará. Além disso, a compreensão e aplicação da BNCC permanece no radar dos educadores. Nesse cenário, vem a pandemia e paralisa o ensino ou parte dele, no caso, a modalidade presencial. Quais as lições que a educação pode tirar desse isolamento? A ex-secretária de Educação, Cleuza Repulho debaterá essa questão com o jornalista Nunzio Briguglio, ex-MEC.
Palestrantes:
Nunzio Briguglio
Cleuza Repulho
Mediação: Edimilson Cardial
Discussão e espaço para perguntas e respostas
17h10 – 18h
Painel: Por que em cidades menores as escolas municipais são mais eficientes
A municipalização do ensino fundamental trará impacto positivo para os aprendizados das crianças e jovens, afirma Mozart Ramos, responsável por um estudo sobre o tema na Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA). Neste mesmo painel, também será discutido se o Plano Nacional de Educação (PNE) ajudará o Brasil a melhorar sua educação.
Palestrantes: Mozart Ramos, ex-secretário de Educação do estado de Pernambuco
Mediação: Edimilson Cardial
Discussão e espaço para perguntas e respostas
Dia 4: 27/08
16h Abertura: Edimilson Cardial
16h05 – 16h50
Painel: Estratégias para fazer uma escola com educação híbrida a longo prazo
Existe uma diferença entre ações virtuais pontuais e um currículo elaborado dentro da perspectiva do ensino híbrido. Nessa conversa, será abordada possíveis estratégias de consolidação do projeto educativo dentro do blended learning. Como fazer ações presenciais e online de forma coordenada, coerente e em uma proposta de formação integral e desenvolvimento de competências serão destaques.
Palestrantes:
Lilian Bacich
Solange Petrosino
Mediação: Laura Rachid
Discussão e espaço para perguntas e respostas
16h50 – 17h50
Palestra: O futuro da educação não é mais a educação
Palestrante: Tiago Mattos
17h50 – 18h
Encerramento do evento
Entrevista com José Pacheco: por um outro olhar na educação