NOTÍCIA
Organizado pela International School, abertura do maior evento de educação bilíngue do mundo contou com participação de Daniel Goleman, Djamila Ribeiro, Lázaro Ramos, Nina Silva, Edu Lyra, entre outros
O Bilingual Education Summit (BEST), organizado pela International School, encerrou seu primeiro dia ontem, 1, com importantes conversas sobre educação. O evento, que já conta com 12 mil inscritos, teve a participação da executiva de TI e fundadora do Movimento Black Money Nina Silva, a filósofa Djamila Ribeiro e o ator Lázaro Ramos, que ficaram à frente do painel Narrativas e estratégias para uma educação antirracista. Os palestrantes dividiram suas experiências e compartilharam mensagens de como combater quaisquer formas de discriminação.
Leia: Entenda o que é uma educação antirracista e como construí-la
Já o escritor internacional Daniel Goleman, autor de Inteligência Emocional (Ed. Bantam Books), apresentou o painel A importância da inteligência emocional em tempos de crise. Ele ressaltou que é preciso dar atenção à inteligência emocional o local de destaque que ela merece. O BEST também teve as participações de Virgínia Garcia que, por meio de uma apresentação de conto, exemplificou a importância de não perder de vista a Educação 4.0.
Edu Lyra, do Instituto Gerando Falcões, falou sobre as dificuldades encontradas na periferia e como conseguiu mudar sua realidade e a de sua comunidade. Trouxe a mensagem que é preciso relembrar continuamente que o que fazemos transforma vidas. Os professores Francisco Celso, Doani Bertan e Lília Melo, finalistas do Global Teacher Prize 2020, contribuíram em suas falas sobre para a transformação da educação, sobre colocar o aluno como protagonistas de sua história e objetivos. O professor Ivan Siqueira, do CNE, também apresentou importantes informações sobre as novas diretrizes para educação bilíngue no Brasil.
Leia: Vivemos em uma sociedade da medicalização, afirma psicóloga
Em resumo, a quarta edição do Bilingual Education Summit (BEST) acontece 100% online entre os dias 1º e 3 de setembro.
Nesta quarta-feira, 2° dia de palestras, o evento terá as participações da ativista e Prêmio Nobel Malala Yousafzai, Shawn Archor, autor de O jeito Harvard de ser feliz (Ed. Saraiva), Bernardinho e Martha Gabriel autora de Você, eu e os robôs, (Ed. Atlas).
Um dos criadores do Pisa analisa o investimento público em educação no Brasil
Pandemia reforça importância da escola