Plataforma online oferece planos de aula gratuitos e outros recursos para informar alunos e interessados sobre a necessidade de um mundo que gere menos lixo
A economia circular é uma alternativa para auxiliar a reverter as toneladas de lixos descartados ainda irregularmente – no Brasil, segundo dados do Banco Mundial, mais de 2,4 milhões de toneladas de plástico são descartadas sem tratamento e, em muitos casos, em lixões a céu aberto. O conceito busca construir um círculo que dialoga com a cadeia dos materiais que podem ser reciclados até o seu reuso. E mais: orienta uma mudança em toda a maneira de consumir, do design dos produtos até a relação com as matérias-primas e resíduos, com o objetivo de nunca se tornarem lixo.
Leia: Crianças se fantasiam de animais amazônicos em carnaval paraense em alerta à preservação ambiental
E é justamente com o propósito de instigar o começo de uma nova cultura e pensamento que converse com a responsabilidade social que nasce o Movimento Circular, uma iniciativa para estimular essa consciência por meio de uma plataforma online. Idealizado pela Atina Educação, no site estão disponíveis conteúdos gratuitos sobre tudo o que engloba a economia circular, para professores, estudantes, empresas e seus colaboradores, e quem mais desejar.
Temas como: alimentação, indústria, oportunidades e as cidades no futuro, podem ser acessados tanto por computadores quanto por celulares. Além dos conteúdos interativos, estão disponibilizadas diversas atividades para professores e demais interessados, que podem ser baixadas e editadas, o que garante a autonomia do educador sobre o conteúdo.
Para Vinicius Saraceni, diretor da Atina Educação, “o objetivo é justamente democratizar o acesso à informação de qualidade. Queremos que professores se inspirem, articulem o uso nas aulas online, que empresas incluam as temáticas em seus treinamentos aos colaboradores e assim por diante. Quanto mais disseminado, melhor, porque a mudança é urgente.”
Leia: Indígena Ailton Krenak reflete sobre o coronavírus em ebook gratuito
Professores dos ensinos fundamental 1, fundamental 2 e médio podem encontrar na plataforma sequências didáticas completas para aplicarem em sala de aula, ajustando e adaptando de acordo com seu próprio contexto. As sequências didáticas, que são um prático plano de aula, foram desenvolvidas por um corpo docente robusto e produzidas pelas professoras Ana Lucia Gomes dos Santos e Marina Rezende Lisboa, com a coordenação pedagógica do professor Edson Grandisoli.
Segundo os organizadores, todo o material está alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e pode ser usado como complemento do currículo obrigatório de algumas disciplinas ou como atividade geral e extracurricular.
“Neste momento, em que a dinâmica escolar sofreu um grande impacto, temos a confiança que estes conteúdos podem ser de grande ajuda, seja como um estímulo adicional aos alunos, seja como uma contribuição valiosa para os professores”, avalia Edson Grandisoli.
Para Vinicius Sareceni o assunto é fundamental: “uma pesquisa realizada com professores do curso de formação da Atina mostrou que 66% dos docentes de escola técnica, nunca tinham escutado o termo ‘economia circular’ antes. A plataforma Movimento Circular vem ao encontro da necessidade em preencher essa lacuna e oferecer o ingresso para um universo de novas possibilidade de educar e aprender”.
Leia: Conheça a primeira escola pública sustentável da América Latina
Além dos conteúdos, os professores e público em geral podem acessar o Mapa de Iniciativas, na página “Faça Parte”. Nessa seção do site é possível encontrar e inscrever projetos que estejam acontecendo nas escolas e comunidades das cidades de todo o Brasil.
O conteúdo também pode ser expandido para empresas, colaboradores e quem se interessar para um aprendizado individual. Com autoria da professora Gina Rizpah Besen, os temas exploram o conceito da economia circular e como serão as cidades no futuro circular, podendo ser utilizados em treinamentos e palestras corporativas.
Mais informações: www.movimentocircular.io
Vídeo didático no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=jmODD4P4qBU
Folclore nacional: o Brasil merece o Brasil
Ferramenta gratuita orienta educadores para o retorno presencial