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Pesquisa ‘Sentimento e percepção dos professores brasileiros nos diferentes estágios do coronavírus no Brasil’ também constatou que mais da metade não confia nas normas de segurança das escolas
Publicado em 18/12/2020
Ainda não é o momento de reabertura das escolas. Pelo menos é o que defendem 65% dos educadores ouvidos na quarta fase da pesquisa Sentimento e percepção dos professores brasileiros nos diferentes estágios do coronavírus no Brasil, feita pelo Instituto Península. Ainda sobre o fechamento, 18% não souberem responder. Quando divididos por redes de ensino, 66% dos professores municipais acham que as instituições escolares devem permanecer fechadas contra 16% a favor da reabertura. Na rede estadual, 63% são contra a reabertura e 17% favoráveis. Já no ensino privado, 63% defendem o fechamento e 22% a reabertura.
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A nova fase da pesquisa (cuja primeira etapa ocorreu em março) foi realizada entre 16 e 26 de novembro, com 2.961 professores em uma mostra representativa de todo o Brasil e destaca ainda que, na percepção dos educadores, apenas 28% dos alunos estão motivados a fazer as atividades escolares em casa.
Outra informação importante é a falta de confiança quanto às normas de segurança nas escolas. Os dados completos você confere abaixo.
E tem mais. Os educadores se mostram preocupados com outros dois pontos: 60% acreditam que os alunos não estão evoluindo no aprendizado e 91% acham que haverá um aumento da desigualdade educacional entre os estudantes mais pobres.
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Com pouco mais de oito meses de isolamento, 72% seguem dando aulas de forma remota, 54% acreditam que o futuro da educação deve ser o ensino presencial e 44% que será o formato híbrido. Os outros 2% apostam que o modelo online permanecerá.
“O aumento da desigualdade educacional é realmente preocupante. Para recuperarmos a aprendizagem dos alunos e caminharmos para um modelo híbrido de ensino, é preciso não só incentivarmos a criação de políticas públicas a favor da inclusão digital como um direito de todos os estudantes, mas também avançarmos nas ferramentas e metodologias que conectem e fortaleçam o desenvolvimento do professor e a aprendizagem dos alunos com a sala de aula, seja presencial ou remota”, defende Heloisa Morel, diretora-executiva do Instituto Península.
Confira, a seguir, dados sobre os principais anseios dos educadores neste período atípico:
Aplicativo gratuito para autodesenvolvimento
José Pacheco e as comunidades de aprendizagem