NOTÍCIA
E-book gratuito com artistas como Claudia Andujar e Berna Reale dialoga com fotografia, colagem, pintura, escultura e outras áreas e destaca também questões indígenas e racismo
Um compilado de 10 textos da série Artistas Mulheres Contemporâneas no Acervo pode ser acessado no e-book gratuito Diálogos entre Educação e Arte com o Acervo Itaú Cultural. O material discorre sobre obras das artistas Berna Reale, Claudia Andujar, Jac Leirner, Leda Catunda, Rochelle Costi, Rosana Paulino, Sara Ramo, Shirley Paes Leme, Vânia Mignone e Virginia de Medeiros.
Os textos servem de ferramenta para educadores em sala de aula aproximarem as crianças de sua realidade cotidiana. O objetivo também é quebrar o tabu segundo o qual professores e alunos não se sentem preparados para lidar com a diversidade das artes, convertendo os olhares dessas mulheres artistas contemporâneas em possibilidade de mudança na sala de aula, física ou virtual.
Leia: Conheça a luta de seis mulheres indígenas inspiradoras
O leitor pode explorar tanto vídeo quanto fotografia, colagem, instalação, pintura, escultura, passando por temas como linguagem, narrativa, vivência do tempo, criminalidade, questões indígenas e racismo. Cada artigo enfoca uma obra, espraiando-se por outras ao longo da escrita. Para cada uma delas, o caminho do texto é similar: primeiro, entrar em contato com os trabalhos sem mediação, isto é, sem colocar os comentários e as interpretações antes do próprio olhar. Depois, observar, extrair detalhes e se perguntar sobre as características, pressentindo quais são as problemáticas por trás da peça artística e do modo como ela se revela. Para ler Diálogos entre educação e arte, acesse:
Contadora de histórias mirim entrevista escritor Ilan Brenman
Neurociência: como ensinar matemática de maneira criativa