NOTÍCIA
'Montessori, professora de uma nova era - A mulher que revolucionou a educação' acaba de ser lançado pela Editora Melhoramentos
A professora, médica e progressista italiana Maria Montessori viveu um final do século 19 marcado pelo machismo e conservadorismo, mas mesmo diante desses obstáculos tornou-se uma das maiores educadoras do mundo.
Em 272 páginas, o romance histórico Montessori, professora de uma nova era – A mulher que revolucionou a educação, escrito por Laura Baldini e recém-lançado pela Editora Melhoramentos, mergulha em quem foi essa educadora pioneira, o que moldou seus ensinamentos e posturas diante da vida, dentre outros pontos.
Maria Montessori foi uma das primeiras mulheres italianas a estudar medicina e já em 1896 exigia igualdade salarial para o sexo feminino e masculino.
Leia: Edgar Morin e os saberes não curriculares
“Ajude-me a fazer isso sozinha” é uma das clássicas frases de Maria Montessori e o símbolo de sua fascinante metodologia de ensino. Ela mudou, inclusive, a maneira de educar crianças com deficiência mental. O método, mais humanizado, é referência até hoje”, destaca a autora, Laura Baldini.
Confira trecho da primeira orelha da obra: “Uma experiência marcante para a jovem Maria Montessori foi seu trabalho em uma clínica para crianças com deficiência mental. Ela desconfiou que o problema dessas crianças, estigmatizadas como ‘atrasadas’, pudesse ser educacional. Por isso, desenvolveu um material didático diferenciado – e o resultado foi impressionante”.