NOTÍCIA
A sua escola já está se planejando para o próximo ano letivo de 2022? Temos uma dica importante para esse momento: traga a leitura para o centro das ações da sua instituição e tenha resultados incríveis com seus alunos. Trabalhar a formação de leitores envolve […]
Publicado em 07/12/2021
A sua escola já está se planejando para o próximo ano letivo de 2022? Temos uma dica importante para esse momento: traga a leitura para o centro das ações da sua instituição e tenha resultados incríveis com seus alunos.
Trabalhar a formação de leitores envolve todas as disciplinas, além de preparar estudantes de forma mais completa para os desafios do futuro. A Árvore separou alguns pontos importantes sobre resultados que a leitura pode trazer para a sua escola.
A leitura é uma ferramenta importante para gerar repertório entre os estudantes. É a partir dos livros, textos e notícias lidos que o jovem constrói a sua base de conhecimento e, consequentemente, desenvolve sua capacidade de argumentação.
Além disso, é a leitura que solidifica as bases para uma boa escrita. Em 2020, o Enem teve o menor número de redações com nota máxima em anos, com apenas 28 dos mais de 2,7 milhões de candidatos gabaritando a redação. Para reverter esse quadro e preparar seus alunos, investir na leitura é o melhor caminho.
Afinal, formar novos leitores garante também a formação do senso crítico dos mesmos, importante para os desafios do século XXI e do mundo atual. Um exemplo são as fake news e desinformação, que podem ser combatidas com uma preparação robusta nas escolas.
Se identificar com o personagem, imaginar novos cenários, sentir as emoções contadas nas histórias… Ler é um constante exercício de diferentes competências socioemocionais, como a empatia, a criatividade e a imaginação.
A leitura pode proporcionar bons momentos de troca e desenvolvimento de diferentes habilidades. A partir dos conteúdos lidos, é possível trabalhar diferentes projetos que colocam as competências socioemocionais no centro das atenções.
Aliar a tecnologia com a leitura pode ser um caminho para engajar ainda mais os alunos e as famílias. Afinal, os alunos terão acesso a um conteúdo digital, com o qual já estão familiarizados, e ferramentas que facilitam a formação de leitores, como gamificação, atividades e muito mais.
Para as famílias, os resultados ficam cada vez mais visíveis, seja a partir do engajamento dos alunos nas plataformas digitais de leitura como a partir de relatórios que as mesmas disponibilizam.
A Árvore ajuda sua escola a ter resultados incríveis em leitura! Com mais de 30 mil livros, conteúdos de atualidades e soluções para o ensino bilíngue, a plataforma conta ainda com atividades, relatórios e projetos em diferentes temáticas.
Clique no banner acima, preencha o formulário e transforme a sua escola com a Árvore!
Leia também
Duas décadas depois, filme Entre os muros da escola ainda dialoga com a realidade
20% das crianças estão em níveis de risco e atenção