NOTÍCIA
Das escolas privadas de educação básica, 4 mil 961 são filantrópicas (12% da rede particular), aponta a pesquisa realizada em 2020 pelo Fonif (Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas). São creches, educação infantil, fundamental e médio. Os dados foram extraídos do Inep (Instituto Nacional de Estudos […]
Das escolas privadas de educação básica, 4 mil 961 são filantrópicas (12% da rede particular), aponta a pesquisa realizada em 2020 pelo Fonif (Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas). São creches, educação infantil, fundamental e médio. Os dados foram extraídos do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). No ensino superior, são 286 instituições filantrópicas, que formam 11% do total.
———
Leia: Educação pública: parcerias de estados e não de governos
———
Em 2020, o Censo Escolar apontou matrículas de 1.569.315 crianças, 18% do total de alunos da rede privada. No ensino superior foram 990.563 estudantes, significando 12% do total. Segundo o Fonif, foram beneficiados 778 mil alunos, sendo 51 mil sem qualquer pagamento. E houve distribuição de 304 mil bolsas de estudo na educação básica.
No ensino superior, mais de 420 mil alunos estavam matriculados em 2019 por meio de bolsas de estudos oferecidas pela instituição e pelo ProUni (Programa Universidade para Todos). Segundo o mesmo estudo, a nota média dos alunos foi 17% maior (índice de 1,17) que os demais da educação básica. No ensino superior os estudantes das filantrópicas ficaram 3% abaixo.
O Fonif informa que o cálculo da contrapartida na área de educação considera o retorno total do valor da prestação de serviços das instituições na comparação com a imunidade tributária. No caso, o retorno foi de 19 bilhões de reais – quase cinco vezes maior que a imunidade tributária de 4 bilhões.
Globo premiará em R$1,2 milhão projetos nacionais voltados à educação
Centro Brasileiro de Pesquisa Aplicada à Primeira Infância é lançado