NOTÍCIA
Apesar das dificuldades socioeconômicas e dos desafios de acesso e infraestrutura, em um contexto mundial, os países da América Latina mostram-se mais propensos a utilizar recursos tecnológicos nas rotinas educacionais do ensino superior. As informações partem de um relatório global produzido em 2021 pela desenvolvedora […]
Publicado em 05/10/2022
Apesar das dificuldades socioeconômicas e dos desafios de acesso e infraestrutura, em um contexto mundial, os países da América Latina mostram-se mais propensos a utilizar recursos tecnológicos nas rotinas educacionais do ensino superior.
As informações partem de um relatório global produzido em 2021 pela desenvolvedora de sistemas estadunidense Instructure, que tem como objetivo mensurar os níveis de sucesso e engajamento de estudantes desse segmento.
De acordo com esses dados, cinco países do continente, incluindo Brasil, Colômbia, Peru, Chile e México, refletem uma forte tendência ao uso de tecnologia para a educação. Nesse recorte, 83% das instituições educacionais ouvidas utilizam tais recursos para comunicação e 82%, para ministrar aulas. Detalhe: os números brasileiros são os maiores da região.
O cenário descrito mostra uma realidade que foi intensificada com os tempos de ensino e atividades gerenciais 100% remotas durante a pandemia do coronavírus, e que agora consistem no dia a dia dessas universidades. Esses números revelam, também, um outro contexto importante para os dias atuais, como veremos a seguir, que é uma exigência cada vez maior sobre o setor de infraestrutura, que se mostra fundamental para a operação cotidiana desses processos.
Suprir as necessidades acadêmicas e gerenciar os dados de cerca de 11 mil pessoas, entre estudantes da graduação e pós-graduação, professores e funcionários. Esse é o desafio do setor de infraestrutura da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Existem centenas de municípios brasileiros com população inferior a esse número.
De acordo com o analista da divisão de suporte do Departamento de Tecnologia da Informação da instituição, Eduardo Rêgo, os recursos tecnológicos são “fundamentais quando se precisa administrar um volume tão grande de indivíduos, desde um sistema de controle de acesso aos diversos ambientes a uma interface de controle acadêmico que suporte acompanhar a vida escolar do aluno da graduação até o doutorado”.
Para o técnico, há tempos essa temática faz parte das dinâmicas internas das instituições de ensino.
“Estamos cientes de que a utilização da tecnologia é indispensável para o futuro institucional, sendo que os investimentos nessa área se fazem necessários para amparar os novos modelos educacionais”, ressalta.
A história da Unicap remete a meados do século passado, e sua longa jornada tem sido preenchida com iniciativas inovadoras nas mais diversas áreas. Recentemente, um amplo sistema de digitalização de documentos foi implementado, se transformando rapidamente em case entre os demais processos de mediação tecnológica.
“As pastas dos alunos são categorizadas, digitalizadas e enviadas para um sistema em nuvem e, quando se precisa resgatar uma informação, o acesso é imediato”, explica o analista de suporte.
Outra estrutura que está constantemente no alvo das atenções da universidade são os laboratórios de computação, que encaram uma utilização praticamente diária, de segunda a sexta-feira, ininterruptamente, das 7h30 às 22h; e aos sábados, das 7h30 às 12h.
Nesses ambientes podem ser ministradas aulas, mediante um agendamento prévio, ou, então, pesquisas e trabalhos acadêmicos, com a utilização de softwares específicos. Todos os cursos oferecidos podem fazer uso da rede de laboratórios.
“Na medida em que esses equipamentos são utilizados por muitas horas diárias, é fundamental que tenhamos uma baixa taxa de parada para manutenção, para não desfalcar esses ambientes, que são extremamente utilizados”, explica Rêgo, que salienta: “robustez e durabilidade são fundamentais”.
Na escolha dos equipamentos para o setor administrativo e a utilização dos estudantes, as equipes gerenciais se preocupam com pontos que vão garantir um resultado melhor e mais duradouro para o uso diário desses devices. “Analisamos principalmente a solidez da empresa, a qualidade do suporte no pós-venda e o reconhecimento da qualidade do produto pelo mercado”, afirma.
Atualmente, a Unicap possui parceria com a Lenovo para o fornecimento de equipamentos.
Segundo o engenheiro de soluções para educação da Lenovo, Carlos Almeida, os dispositivos tecnológicos da marca foram feitos e pensados para o segmento educacional, com linhas específicas para a sala de aula, laboratórios, setor administrativo e ensino híbrido.
“Todo serviço de suporte e garantia é feito pela marca, com engenheiros e engenheiras próprios, em cobertura nacional”, complementa.
Para estabelecer essa rede de contato existem canais telefônicos, via e-mail, chat ou aplicativo de mensagem. Se o problema não puder ser resolvido remotamente, há atendimento local, com o fornecimento de peças sobressalentes para substituição.
Outra característica de cobertura do fornecimento de infraestrutura, ressalta Carlos Almeida, é a modalidade ADP, sigla em inglês para Proteção Contra Danos Acidentais.
“Caso ocorra uma quebra de tela, pois a máquina caiu do mezanino de 5 metros de altura, entre outros exemplos, esse serviço chamado cobre o que chamaríamos de mau uso, pois sabemos que acidentes podem e vão acontecer, e precisamos estar preparados”, diz.
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