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Gestão

Escolas públicas brasileiras em prêmio internacional

Duas escolas brasileiras chegaram à última etapa do Prêmio Melhores Escolas do Mundo (na tradução). A EMEB Profª Adolfina J. M. Diefenthäler, em Novo Hamburgo, RS, na categoria Colaboração da comunidade, e a EM Evandro Ferreira dos Santos, em Cabrobó, PE, na categoria Superando a […]

Publicado em 06/10/2022

por Redação revista Educação

Duas escolas brasileiras chegaram à última etapa do Prêmio Melhores Escolas do Mundo (na tradução). A EMEB Profª Adolfina J. M. Diefenthäler, em Novo Hamburgo, RS, na categoria Colaboração da comunidade, e a EM Evandro Ferreira dos Santos, em Cabrobó, PE, na categoria Superando a adversidade. A iniciativa internacional da T4 Education conta com apoio da Fundação Lemann. Os vencedores de cada categoria ganharão cerca de R$ 250.000,00. Já a cerimônia de premiação será em 19 de outubro. Clique aqui para mais informações.

A premiação World’s Best School Prizes identifica, reconhece e celebra as práticas líderes e inovadoras das escolas que tiveram um impacto real na vida de alunos e da comunidade. A proposta é buscar democratizar a experiência escolar, oferecendo às instituições a oportunidade de compartilhar e celebrar as conquistas e contribuições para um progresso social mais amplo, ao tempo em que incentiva o compartilhamento de histórias para que possam inspirar outras.

São cinco categorias: Colaboração comunitária; Ação ambiental; Inovação; Superação de adversidades; e Apoiando vidas saudáveis.

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Leia: Salada pedagógica

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Conheça as finalistas

A escola de Novo Hamburgo, finalista na categoria Colaboração da comunidade, que reconhece as escolas que colaboraram e desenvolveram parcerias com seu entorno para ter uma abordagem integrada da criança baseada na equidade e na inclusão. A instituição tem 605 alunos e se destacou pelo modelo de gestão comunitária, chamado de Gestão Democrática, onde famílias, alunos e professores são parte do processo de educação e têm suas demandas escutadas por meio de processos participativos.

Escolas municipais
Escola Municipal Prof. Adolfina J.M. Diefenthäler, Novo Hamburgo
Foto: Pedro Kaio/Arquivo pessoal

“Um ponto muito interessante é que o projeto traz grande repercussão na aprendizagem dos estudantes à medida que eles têm participação direta nas decisões e isso reflete também na presencialidade, isto é, o aluno não evade, ele vem para a escola, ele quer estar ali, se sente importante e participativo”, conta a dirigente municipal de Educação de Novo Hamburgo, Maristela Ferrari Ruy Guasselli, que também é presidente da Undime/RS.

A Escola Municipal Evandro Ferreira dos Santos, em Cabrobó, concorre na categoria Superando a adversidade, que reconhece as instituições que, enfrentando desafios e obstáculos, apoiam e desenvolvem nas crianças competências socioemocionais para assegurar o seu crescimento pessoal e da escola enquanto comunidade. Foi desenvolvido um projeto de ação de alfabetização e motivação de mães, o que acabou resultando também na melhora do desempenho dos filhos, pois elas passaram a se interessar mais pela educação das crianças.

Escolas municipais
Escola Municipal Evandro Ferreira dos Santos, Cabrobó
Foto: Pedro Kaio/Arquivo pessoal

O projeto surgiu durante a pandemia da covid-19, segundo explica Pedro Kaio. Intitulada Distantes sim, desconectados não”, a proposta foi conectar mais os estudantes e os responsáveis e uma das ramificações desse projeto foi a ação com as famílias. A escola atende 150 alunos do 6º ao 9º do ensino fundamental e está localizada em um bairro carente do município. De acordo com o dirigente, com a iniciativa, houve uma mudança de perspectiva da comunidade escolar sobre o envolvimento no processo de educação das crianças.

*Com informações da Undime

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Autor

Redação revista Educação


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