Um momento de diálogos e reflexões sobre as competências socioemocionais que devem ser desenvolvidas por docentes – desde a educação infantil até o ensino superior -, contemplando também aspectos empresariais, uma vez que muitas organizações têm investido em universidades corporativas para formar e preparar profissionais […]
Publicado em 09/12/2022
Um momento de diálogos e reflexões sobre as competências socioemocionais que devem ser desenvolvidas por docentes – desde a educação infantil até o ensino superior -, contemplando também aspectos empresariais, uma vez que muitas organizações têm investido em universidades corporativas para formar e preparar profissionais de acordo com suas necessidades específicas. Esse é o objetivo do livro recém-lançado Aprendizagem socioemocional com metodologias ativas – um guia para educadores, escrito por Carolina Costa Cavalcanti, doutora pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP),
Em linguagem acessível, a publicação é da editora Saraiva Uni (selo de livros universitários da Saraiva Educação), tem 264 páginas e custa em torno de 49,90 reais.
A autora se amparou em pesquisas para elaborar e fundamentar sua abordagem multidisciplinar de aplicação das metodologias ativas. O objetivo é mostrar que essas técnicas podem ser usadas em diversas áreas além da educação, como psicologia positiva, comunicação, design e gestão.
Entre os temas abordados estão autocuidado, propósito de vida, conduta pró-social, saúde mental e física, soft e hard skills, entre outros. Vale lembrar que a relação de equilíbrio entre vida profissional e pessoal, que envolve, entre outros tópicos, o bem-estar emocional e econômico, considerando a realização pessoal e profissional de cada um tem ganho cada vez mais destaque.
———
Leia: Socioemocional: fugir dos modismos e compreender o tema a partir de seu projeto pedagógico
———
No prefácio da obra, o professor José Moran explica que “o desenvolvimento socioemocional pode ser aprendido ao longo da vida e as metodologias ativas são estratégias que ajudam a avançar, mais rápida e profundamente, nesse domínio”.
Para José Moran, o livro apresenta “conceitos, metodologias ativas, estratégias, técnicas e até tecnologias que podem ser adotadas em ambientes de aprendizagem para apoiar educadores a criarem experiências de aprendizagem que permitam que outras pessoas desenvolvam competências tão fundamentais para a vida”.
Bem desenvolvida, os benefícios da aprendizagem socioemocional são muitos e geram impactos positivos não apenas para o indivíduo, mas para toda a sociedade que o cerca, indo muito além das barreiras físicas das instituições de ensino.
Entre as vantagens do investimento nessas habilidades, é possível citar: melhor desenvolvimento da inteligência emocional, melhor rendimento nos estudos, relações saudáveis, comportamento empreendedor e criativo e profissionais alinhados com as exigências do mercado de trabalho.
Os capítulos do livro contam com recursos visuais, exemplos, práticas para aplicação no ambiente de aprendizagem. Carolina reforça que “todas as situações apresentadas são embasadas na experiência dela como formadora de educadores”. Para apoiar ainda mais o processo de desenvolvimento emocional de educadores, estudantes e todos aqueles que tenham a oportunidade de conhecer o conteúdo da obra, a autora disponibilizou atividades ao final de cada capítulo.
Livro: Aprendizagem socioemocional com metodologias ativas – um guia para educadores
Autora: Carolina Costa Cavalcanti
Editora: Saraiva Uni
264 páginas
R$ 49,90