NOTÍCIA
A revista Educação está fazendo um diagnóstico sobre a implantação das 10 competências gerais da BNCC (documento homologado pelo MEC em dezembro de 2017 para a educação infantil e ensino fundamental). Queremos saber se os educadores se sentem preparados para desenvolver essas competências nos alunos, […]
Publicado em 06/04/2023
A revista Educação está fazendo um diagnóstico sobre a implantação das 10 competências gerais da BNCC (documento homologado pelo MEC em dezembro de 2017 para a educação infantil e ensino fundamental). Queremos saber se os educadores se sentem preparados para desenvolver essas competências nos alunos, quais delas os profissionais têm mais afinidade para colocar em prática e quais ainda possuem dificuldade.
Os nomes das escolas e das pessoas que responderem ao questionário não serão divulgados, serão coletados apenas os pontos mais citados e incluí-los em uma reportagem que será divulgada na edição de maio da revista, respeitando a LGPD.
Questionário aberto até às 18h do dia 12 de abril, quarta-feira.
-Conhecimento;
-Pensamento científico, crítico e criativo;
-Repertório cultural;
-Comunicação;
-Cultura digital;
-Trabalho e projeto de vida;
-Argumentação;
-Autoconhecimento e autocuidado;
-Empatia e cooperação;
-Responsabilidade e cidadania.
A BNCC busca assegurar o desenvolvimento dessas 10 competências gerais nos alunos durante todo o percurso do ensino básico. O documento define que essas competências são uma “mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho”.
Competências híbridas: o que são criatividade e pensamento crítico