NOTÍCIA

Bett Brasil

Autor

Apresentado por Epson

Publicado em 08/05/2023

O uso de novas tecnologias interativas no desenvolvimento da educação brasileira

Por Glauco Ferreira*: A tecnologia está mudando rapidamente a maneira como vivemos e nos relacionamos com o mundo ao nosso redor. Na educação não é diferente. As salas de aula estão cada vez mais incorporando tecnologia para tornar a aprendizagem mais envolvente e eficaz. Com […]

Por Glauco Ferreira*: A tecnologia está mudando rapidamente a maneira como vivemos e nos relacionamos com o mundo ao nosso redor. Na educação não é diferente. As salas de aula estão cada vez mais incorporando tecnologia para tornar a aprendizagem mais envolvente e eficaz. Com isso, a Epson, líder global em impressão e projeção de imagens, tem um importante papel no desenvolvimento de um ambiente educacional mais inclusivo e acessível para os jovens e crianças.

Em 2021, a empresa lançou o programa de locação dos projetores educacionais, iniciativa que permite que instituições de ensino público e privadas equipem suas salas de aula com uma variedade de equipamentos de projeção. Acessível a escolas e universidades de todos os portes, o programa democratiza o acesso às novas tecnologias nas salas de aula. O Epson Brightlink 725Wi permite que os professores projetem conteúdo interativo diretamente na lousa e que os alunos interajam com o conteúdo em tempo real, tornando a aprendizagem mais envolvente e dinâmica.

O uso de novas tecnologias tem se tornado uma crescente no país nos últimos anos. Segundo o Censo Escolar 2022, publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) em janeiro deste ano, apenas 55,9% das escolas de ensino fundamental municipais possuem projetores multimídia. O número mostra a falta de equipamentos nas instituições – muitas possuem apenas uma unidade para o uso de todos – e como ainda há um caminho a ser trilhado para levar a inovação às salas de aula.

A inclusão de ferramentas digitais na sala de aula pode ajudar a superar barreiras e limitações físicas ou sensoriais, possibilitando que alunos com deficiência visual, auditiva ou motora tenham acesso aos mesmos conteúdos e recursos que os demais estudantes. Além disso, as tecnologias interativas permitem a participação ativa dos alunos e a construção do conhecimento de forma colaborativa. Um aluno com problemas de visão, por exemplo, pode ter dificuldades em acompanhar o que está escrito na lousa, mas o conteúdo pode ser projetado em tamanho maior e com mais contraste, facilitando a visualização.

Epson
Imagem: divulgação

O uso de novas tecnologias pode melhorar a educação e tornar a aprendizagem mais envolvente e personalizada. Os projetores interativos e outros equipamentos não substituem os professores, mas são ferramentas para auxiliá-los na sala de aula. É importante que as empresas caminhem lado a lado na busca por um ambiente educacional mais acessível e inovador, pensando no bem maior do país: os alunos.

Para saber mais sobre o programa, clique aqui.

*Glauco Ferreira é diretor de vendas da Epson do Brasil

Leia também:

Por que não podemos acertar em tecnologia educacional sem os professores

Tecnologia educacional democrática precisa ser estratégia de Estado


Leia Bett Brasil

Prêmio Educador Transformador

Premiação reconhece projetos que visam educação transformadora

+ Mais Informações
Bett Brasil_diálogos transformadores_2

Diálogos transformadores

+ Mais Informações
Escola_Painel_Cida Gomes e Tiago Rogero (1)

Alunos negros e indígenas precisam se sentir pertencentes do ambiente...

+ Mais Informações
redes sociais_3

Educação midiática: formação no uso das redes sociais deve contar com...

+ Mais Informações

Mapa do Site