NOTÍCIA
Estima-se que, só no Brasil, dois milhões de pessoas sejam diagnosticadas com o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), condição neurológica que afeta o desenvolvimento de habilidades como foco e concentração. Em busca de soluções respaldadas pela ciência que possam ajudar portadores do […]
Publicado em 18/05/2023
Estima-se que, só no Brasil, dois milhões de pessoas sejam diagnosticadas com o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), condição neurológica que afeta o desenvolvimento de habilidades como foco e concentração. Em busca de soluções respaldadas pela ciência que possam ajudar portadores do TDAH a superarem essas dificuldades, sobretudo na fase escolar, especialistas que estudam o assunto no Brasil e no exterior estarão reunidos no primeiro congresso realizado no país dedicado exclusivamente a essa temática.
Leia também
Alfabetização, caminho para a construção de uma sociedade menos desigual
O evento online Mindfulness & TDAH: Pesquisas, Benefícios e Práticas Adaptadas para estudantes com TDAH será no próximo dia 20 de maio, a partir das 9h, e está sendo organizado pela MindKids, iniciativa fundada pela instrutora em mindfulness Daniela Degani, única no país certificada pela Mindful School, dos EUA, e também pelo Mindfulness Training Institute, da Inglaterra. A especialista criou a MindKids para disseminar a prática da meditação mindfulness na área da educação, tendo já ministrado treinamentos em mais de 50 escolas e para mais de três mil educadores em todo o país.
Degani compartilhará suas experiências na palestra Práticas de Mindfulness adaptadas para estudantes com TDAH. O primeiro congresso sobre mindfulness e TDAH do Brasil terá ainda as seguintes conferências:
O tema será apresentado pelo especialista Gérson Muitana, que é moçambicano e doutorando em distúrbios do movimento, área na qual já é mestre, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. É formado em psicologia pela Universidade Eduardo Mondlane, em Moçambique, e possui experiência em psicologia escolar, clínica e avaliação psicológica nas dificuldades de aprendizagem.
O pesquisador Alex Terzi apresentará esta palestra a partir de sua experiência de 23 anos dedicados aos estudos sobre a relação entre práticas meditativas e educação. Terzi é pós-doutor em mindfulness, pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), e em psicologia, pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).
O Dr. Christopher Willard, doutor em psicologia e professor na Harvard Medical School, apresentará a palestra sobre este tema. O especialista atualmente vive em Massachusetts e já apresentou palestras em mais de 30 países, bem como em eventos do TEDX. É autor de 20 livros sobre questões relacionadas ao bem-estar e saúde mental, além de ter artigos publicados nos principais jornais e portais de notícias do mundo.
Este será o tema da conferência que será apresentada pela psicóloga clínica Sara Morgado, que é portuguesa e atende crianças, adolescentes e adultos. Trabalha sempre no contexto do acompanhamento psicológico individual, avaliação psicológica, atividades em grupo, programas de inteligência emocional e mindfulness, entre outras atividades.
A abordagem será feita pela especialista Lucila Polity, terapeuta familiar sistêmica e terapeuta cognitivo-comportamental, especializada em neurociência educacional. É também psicopedagoga e diretora do Colégio Winnicot, em São Paulo (SP).
Evento online Mindfulness & TDAH: Pesquisas, Benefícios e Práticas Adaptadas para Estudantes
Data: 20 de maio (sábado), das 9h às 13h15
Para mais informações, inscrições e programação completa do encontro, clique aqui.
O deleite e as dores da superdotação