NOTÍCIA
Com o objetivo de ampliar as discussões sobre a diversidade da cultura brasileira e debater aspectos centrais da educação contemporânea e do desenvolvimento infantojuvenil, o VI Congresso Brasil de Pedagogia Waldorf tem como tema central O Eu como ser dialógico: manifestações na cultura brasileira, e […]
Publicado em 05/07/2023
Com o objetivo de ampliar as discussões sobre a diversidade da cultura brasileira e debater aspectos centrais da educação contemporânea e do desenvolvimento infantojuvenil, o VI Congresso Brasil de Pedagogia Waldorf tem como tema central O Eu como ser dialógico: manifestações na cultura brasileira, e será realizado entre os dias 18 e 23, em Juiz de Fora, MG.
Leia também
Conheça os princípios da pedagogia Waldorf na infância
A diversidade na escola como direito
A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) sediará o evento, pois nela funciona o grupo de extensão multidisciplinar Anthropos que definiu, por meio da aprovação do Edital de 2022 da Pró-reitoria de Extensão da UFJF, apoiar este evento que levará a pedagogia waldorf para a comunidade universitária e civil.
Mais informações sobre o evento, como inscrição e programação: https://www.fewb.org.br/VI_congresso_brasil.html.
O VI Congresso Brasil é aberto a interessados em participar de palestras, mesas-redondas, oficinas artísticas, temáticas e iniciativas livres de base antroposófica e em diálogo com a diversidade cultural brasileira. A expectativa é de que o evento receba cerca de 500 participantes.
As reflexões sobre a prática pedagógica nas escolas e o papel do educador permearão todo o evento por meio de pesquisas acadêmicas, relatos pedagógicos e estudos de aprofundamento de professores em suas diversas áreas de atuação nas escolas. As oficinas temáticas dialogam com aspectos do desenvolvimento humano no currículo Waldorf e sua interface com o território, bem como com a diversidade cultural e a antropologia da criança.
As oficinas artísticas de aprofundamento na temática central do congresso contarão com danças brasileiras, escrita criativa e literatura indígena; contos, cantigas e brincadeiras brasileiras; currículo vivo, entre outras.
As quatro mesas-redondas abordarão temas como a transição da educação infantil para o ensino fundamental e os aspectos de desenvolvimento da criança hoje, a temática do preparo interior do(a) professor(a) para essa tarefa, e os desafios da pedagogia Waldorf na educação antirracista e na inclusão escolar no contexto das diversidades culturais e das infâncias.
O destaque deste congresso será o papel social da pedagogia Waldorf junto à rede pública de ensino a partir das escolas comunitárias e associativas, impulsionadas pela sociedade civil organizada. Das 263 escolas Waldorf existentes no país, 35 delas são públicas, conveniadas com o poder público ou associativas que trabalham por meio de doações, todas dedicadas à diminuição das desigualdades socioeconômicas, raciais e ambientais brasileiras, buscando a universalização da educação.
Haverá ainda 12 iniciativas antroposóficas livres como fóruns sobre inclusão escolar, o papel central das práticas pedagógicas voltadas à natureza para a pedagogia Waldorf, a saúde mental e sua interface com a educação, inovações na vida econômica com exemplos de economia fraterna, nutrição antroposófica, entre outras.
Leia também
Celebrar as diferenças entre as culturas é a chave para entender nossos alunos
“A prática pedagógica Waldorf revisitada é um dos cernes deste congresso, estimulando professores-pesquisadores sobre a antropologia da criança e das infâncias, ampliando a prática pedagógica e suas interfaces com outras linhas. A programação possibilitará reflexões sobre regionalidades e riquezas da diversidade cultural, bem como a importância do lugar no currículo desta pedagogia, a valorização dos povos originários e tradicionais, e o papel da sustentabilidade ambiental como elementos pedagógicos”, comenta Cristina Velasquez, Articuladora Pedagógica da Federação de Escolas Waldorf no Brasil (FEWB), e uma das responsáveis pela organização do VI Congresso.
Melanie Guerra, diretora da Faculdade Rudolf Steiner e representante da Seção Pedagógica no Brasil acredita que: “O estímulo ao desenvolvimento de pesquisas entre os professores das escolas Waldorf brasileiras impulsionará a ampliação das práticas pedagógicas nos diferentes territórios do país”.
Constanza Kaliks, uma das palestrantes principais do evento, é professora e dirigente da Seção Pedagógica no Goetheanum, localizado na Suíça e a sede do movimento antroposófico, que orienta os trabalhos das escolas Waldorf ao redor do mundo.
Constanza participará do VI Congresso conduzindo seu tema central, O Eu como ser dialógico, por meio das palestras principais que ocorrerão nos dias 19, 20 e 21 de julho. No dia 22 de julho, as condutoras da palestra principal serão as professoras Paula Levy e Sandra Eckschimidt que trarão os temas gestos e narrativas do brincar” e os desafios da educação infantil. Na abertura haverá ainda a palestra cênico-literária do ator e intérprete Odilon Esteves.
VI Congresso Brasil de Pedagogia Waldorf
Dias: 18 a 23 de julho de 2023
Hora: 8h às 22h
Local: Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais
https://www.fewb.org.br/congressobrasil/programa.pdf