NOTÍCIA
As inscrições para a 10ª edição do Solve For Tomorrow Brasil, iniciativa de educação da Samsung voltada a estudantes do ensino médio de escolas públicas de todo o país, está com as inscrições prorrogadas para 17 de julho. O programa global de cidadania corporativa tem, […]
As inscrições para a 10ª edição do Solve For Tomorrow Brasil, iniciativa de educação da Samsung voltada a estudantes do ensino médio de escolas públicas de todo o país, está com as inscrições prorrogadas para 17 de julho. O programa global de cidadania corporativa tem, no Brasil, coordenação-geral do Cenpec e é conhecido por estimular o desenvolvimento de soluções para demandas locais usando a abordagem STEM (sigla em inglês para ciências, tecnologia, engenharia e matemática).
Os interessados em participar devem se inscrever pelo site https://solvefortomorrowbrasil.com.br/. É necessário que as equipes inscritas sejam compostas por no mínimo três e no máximo cinco estudantes do ensino médio. Clique aqui ou acesse https://solvefortomorrowbrasil.com.br/como-participar para mais detalhes sobre as inscrições.
Leia também
Abordagem STEM: jovens da rede pública criam soluções sustentáveis
UNICEF e Samsung desenvolvem APPs com alunos para a rede pública
Para participar, cada grupo deve criar um projeto sob a orientação de um professor orientador que lecione uma disciplina relacionada às áreas de ciências da natureza e/ou matemática para, ao menos, dois integrantes da equipe inscrita. O professor orientador poderá participar com diferentes equipes que sejam ou não de uma mesma classe, desde que com diferentes projetos e com diferentes estudantes.
Os grupos inscritos também podem contar com um professor parceiro que, obrigatoriamente, lecione para, no mínimo, dois integrantes da equipe participante disciplinas que sejam ou não relacionadas às áreas das ciências da natureza ou da matemática, assim como das áreas de linguagens, códigos e suas tecnologias e das ciências humanas e suas tecnologias.
“O Solve For Tomorrow Brasil não apenas reconhece projetos promissores que os alunos participantes criam para beneficiar a sociedade, como também contribui para o desenvolvimento das habilidades desses jovens estudantes e de seus professores”, diz Anna Karina Pinto, diretora de marketing corporativo da Samsung Brasil. “É uma oportunidade única de introduzir esses alunos no campo da pesquisa e da ciência, além de prepará-los para sua jornada acadêmica, que está apenas começando.”
“O programa incentiva a conexão entre teoria e prática em muitos sentidos”, acrescenta Beatriz Cortese, diretora-executiva do Cenpec. “Isso acontece, por exemplo, na aplicação dos conteúdos trabalhados na escola para compreender e solucionar desafios reais dos territórios. Além disso, é uma oportunidade para educadoras e educadores aplicarem metodologias ativas, em especial a aprendizagem baseada em projetos, com resultados concretos e significativos para os estudantes.”
Escute nosso podcast
25 de abril a 17 de julho: Inscrição da ideia do projeto
25 de abril a 17 de julho: Mentoria para os inscritos
11 de agosto: Resultado das 20 equipes semifinalistas
15 de agosto a 29 de setembro: Mentoria para as 20 equipes semifinalistas
09 de outubro: Resultado das 10 equipes finalistas
10 de outubro a 22 de novembro: Mentoria para as 10 equipes finalistas
16 de novembro a 26 de novembro: Votação pelo Júri Popular
27 de novembro: Apresentação para a Banca Julgadora
28 de novembro: Resultado dos vencedores da 10ª edição e do Júri Popular
O Solve For Tomorrow está no Brasil desde 2014 e, em sua 9ª edição, teve uma programação diversa composta por webinars, workshops e mentorias para ajudar os participantes a alcançarem seus objetivos aplicando possíveis melhorias a seus projetos. No total, a iniciativa já envolveu mais de 168.559 estudantes, 36.420 professores e 6.049 escolas públicas. Ano passado, registrou um aumento de 65% no número de alunos inscritos, em comparação ao ano anterior.
A edição brasileira do Solve For Tomorrow conta com uma rede de parceiros, como a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a coordenação-geral do Cenpec.
Para saber mais sobre o programa, acesse o site oficial ou acompanhe o Solve For Tomorrow nas redes sociais. A iniciativa está presente no Facebook, Instagram e YouTube.
Jovens indígenas multimídia fortalecem a cultura Huni Kuin