NOTÍCIA
Geógrafo, escritor, cientista, jornalista e professor, Milton Santos (1926-2001) é considerado um dos mais importantes intelectuais e humanistas do século 20, reconhecido nacional e internacionalmente. Tanto que hoje, 19, o Itaú Cultural, na Av. Paulista, SP, inaugura a Ocupação Milton Santos, em exibição até 8 […]
Geógrafo, escritor, cientista, jornalista e professor, Milton Santos (1926-2001) é considerado um dos mais importantes intelectuais e humanistas do século 20, reconhecido nacional e internacionalmente. Tanto que hoje, 19, o Itaú Cultural, na Av. Paulista, SP, inaugura a Ocupação Milton Santos, em exibição até 8 de outubro.
Leia também
A liberdade do pensar de Maria Nilde Mascellani e Lauro de Oliveira Lima
100 anos de Darcy Ribeiro, o arquiteto de utopias
Gratuita, a mostra apresenta toda a trajetória de Milton Santos, do nascimento, na Bahia, até sua morte aos 75 anos, em São Paulo. Conta com mais de 150 peças, entre fotos, conteúdos audiovisuais, textos e livros de sua autoria, além de depoimentos e objetos pessoais. A percepção de Milton sobre a questão racial também está presente em diferentes momentos da mostra.
Milton se engajou em debates sobre política e educação pelos jornais, discutiu questões sociais e defendia a importância da cidadania no Brasil. Passados 22 anos de sua morte, suas ideias seguem circulando para além das universidades, impactando e influenciando todo o país e alimentando novos intelectuais, artistas e ativistas, em especial nas periferias.
No mapa-múndi
Ele Brota em Macaúbas
E colhe África onde se planta
Periferia.
Na superfície da pele
cor de petróleo
– terreno fértil para estudar o passado
e entender o futuro,
escorre o suor da
sabedoria.
O trecho do poema Miltongrafia de Sérgio Vaz, poeta e fundador da Cooperifa, apresenta a vida de Milton Santos e foi escrito exclusivamente para a ocupação no Itaú.
“Esta ocupação percorre todas as facetas de Milton, com uma apresentação dos seus livros e da sua trajetória, de documentos, fotografias e depoimentos de familiares, antigos alunos e profissionais próximos do seu trabalho. O tratamento técnico do acervo de Milton Santos e a exibição de parte desses itens aqui disponíveis só foram possíveis graças às atividades do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB-USP), importante instituição para a pesquisa e documentação brasileiras”, divulga no site o Itaú Cultural.
A exposição conta também com uma programação cênica presencial, documentário exibido no Itaú Cultural Play – como o Encontro com Milton Santos: o mundo global visto do lado de cá, de Silvio Tendler. Realizado em 2006, o filme mostra a última entrevista dada pelo geógrafo. Além de atividades do núcleo de formação do Itaú Cultural.
Curso destinado a educadores(as)
Em complemento à Ocupação, a plataforma Polo — ambiente de formação do Itaú Social — , também lança o curso Milton Santos: cidadão do mundo e geógrafo das quebradas. Autoformativo e gratuito, ele é conduzido pelo geógrafo, educador e ativista social Billy Malachias, que foi aluno do próprio Santos.
O curso online se destina a todos que se interessam pelo pensamento do geógrafo e intelectual, com foco em gestores escolares, coordenadores pedagógicos, professores e profissionais de educação em geral. O conteúdo segue a trajetória socioespacial de Milton e os principais conceitos desenvolvidos em sua perspectiva teórica, apresenta aspectos da vida e obra dele, e mostra alguns dos principais conceitos e ideias do autor para contribuir e fornecer subsídios para as práticas pedagógicas em sala de aula.
Para realizar o cadastro e ter acesso ao curso, clique aqui.