NOTÍCIA
A Piraporiando, organização que atua na promoção da educação antirracista e diversidade, leva o Circuito diversinhos para o Petra Belas Artes, em São Paulo. O evento gratuito vai acontecer nos dias 25, 26 e 27 de julho com uma série de atividades interativas para estudantes […]
A Piraporiando, organização que atua na promoção da educação antirracista e diversidade, leva o Circuito diversinhos para o Petra Belas Artes, em São Paulo. O evento gratuito vai acontecer nos dias 25, 26 e 27 de julho com uma série de atividades interativas para estudantes da rede pública e suas famílias.
Leia também
Sustentabilidade e educação: o desafio real da transformação
Edtech fornece suporte para escolas discutirem racismo, bullying e equidade de gênero
Uma das principais atrações do circuito é a exibição da série animada Diversinhos, que faz parte do projeto homônimo da Piraporiando. A série tem como objetivo incentivar o ensino e a conscientização sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), pautas extremamente importantes para a sustentabilidade do planeta e já recebeu reconhecimento com o Prêmio REC Cultural do EBrasil e foi selecionada para o circuito ComKids do Spcine Play.
Além de exibir os episódios da série, o projeto também realiza a formação e capacitação de professores e educadores para abordar o tema em sala de aula. Toda a metodologia do projeto busca ampliar o debate sobre racismo ambiental e sustentabilidade de forma lúdica e engajadora, despertando o interesse das crianças para a importância desses temas desde cedo.
“Acreditamos na importância de promover o ensino e a aprendizagem dos ODS em escolas e espaços de educação formal e não formal. Além disso, é fundamental difundir e problematizar temas relevantes, como o combate ao racismo, que, embora ainda não seja um tema prioritário nos ODS, é uma causa que temos trabalhado e lutado intensamente para que seja incluída. Nossas atividades interseccionam a luta antirracista com todos os 17 ODS, buscando promover uma educação inclusiva e transformadora”, explica Janine Rodrigues, autora, roteirista e diretora da série e do projeto formativo, além de fundadora e da Piraporiando.
Na série, cada personagem representa um ODS, abordando questões relacionadas à sustentabilidade e ao bem-estar do mundo. Por meio da personalidade dos personagens se evidencia qual ODS ele representa. A série tem também o vilão: o temível Mister Invisível, um personagem que pratica maldades de forma imperceptível, mas que se enfraquece quando se torna visível. O projeto Diversinhos tem a ambientalista e atual Ministra do Meio Ambiente Marina Silva como madrinha.
Durante os três dias do evento, a série audiovisual de desenho animado ‘Diversinhos’ será exibida. O Circuito também contará ainda com oficina que trabalhará as ODS de maneira participativa com o público infantil presente dentre outras atividades. A Piraporiando está empenhada em democratizar o acesso à série e no Belas Artes será realizada uma sessão especial voltada para estudantes de escolas públicas, marcando o início de outros circuitos que percorrerão o país.
Para participar, é preciso realizar a inscrição em https://forms.gle/6SDwA3DuFjLnNUSb9
Pesquisa mapeará avanços da sustentabilidade nas escolas brasileiras