NOTÍCIA
O evento Socioemocional na escola é uma jornada para apoiar e inspirar gestores(as), coordenadores(as) e educadores(as) a implantarem iniciativas acolhedoras e em diálogo com as necessidades atuais no ambiente escolar. Com realização da revista Educação, acontece em 14 de setembro, no Teatro Fecap, bairro Liberdade, […]
O evento Socioemocional na escola é uma jornada para apoiar e inspirar gestores(as), coordenadores(as) e educadores(as) a implantarem iniciativas acolhedoras e em diálogo com as necessidades atuais no ambiente escolar. Com realização da revista Educação, acontece em 14 de setembro, no Teatro Fecap, bairro Liberdade, capital paulista.
Paulo Fochi, professor e coordenador de curso na Unisinos, além de referência em educação infantil, também terá um painel. “Falarei sobre a importância do aprender a se socializar e de como o modo que criamos condições para a socialização das crianças é importante para a vida delas.” O título de seu painel é Escola de educação infantil: lugar de encontro entre as crianças e os adultos.
O evento conta com certificado e será das 8h30 às 18h. Clique aqui para comprar seu ingresso com o lote promocional de R$69,90. José Pacheco, Adriana Fóz e Raquel Alves são outros nomes confirmados.
Um dos grandes desafios do ser humano é lidar com suas emoções. A boa notícia é que auxiliar crianças e jovens nesse desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais tem ganho, finalmente, mais espaço dentro das escolas. Entre os motivos, porque a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) coloca que as escolas devem inserir no currículo da educação infantil até o ensino médio competências socioemocionais, por exemplo, autocontrole, consciência social e habilidades de relacionamento. É diante da relevância do tema que o evento chega para apoiar na formação continuada dos profissionais da educação.
Leia também
Emoções e autoconhecimento dentro do currículo
Escolarização precoce afeta a imaginação, alerta Paulo Fochi
Compondo a programação, haverá o lançamento do e-book Sabor e o Saber: O Dilema da Educação, um compilado de crônicas do educador Rubem Alves escritas quando era colunista da revista Educação. O painel de lançamento é uma homenagem a Rubem Alves, que se estivesse vivo completaria 90 anos no dia seguinte, 15 de setembro, e contará com a participação de José Pacheco, fundador da Escola da Ponte, em Portugal, referência mundial em inovação e colunista da revista Educação, e Raquel Alves, escritora e filha caçula de Rubem. O e-book será disponibilizado gratuitamente aos presentes no evento.
O evento conta também com a presença de Adriana Fóz, neuropsicóloga, educadora, diretora da NeuroConecte e autora de livros como A cura do cérebro e Frustração – como treinar suas competências emocionais para enfrentar os desafios da vida pessoal e profissional. Além de seu painel, haverá espaço para compra de livro e sessão de autógrafos.
Dentre as atrações, a Companhia de Dança Paula Castro apresentará o espetáculo Suíte de Don Quixote.
Também estarão presentes: Ana Crispim, gerente de projetos do Instituto Ayrton Senna (entidade referência na disseminação para as escolas sobre o que são habilidades socioemocionais); Edilene Morikawa, diretora e fundadora da Escola Aberta de São Paulo; Moisés Basílio Leal, diretor da rede municipal de educação de São Paulo; Roberta Bento e Taís Bento, fundadoras do SOS Educação; Daniela Degani, instrutora de mindfulness e fundadora da MindKids.
Além de outros painéis de conteúdo que contarão com as presenças do especialista educacional Luis Fernando Gonçalves (oferecimento International School); do assessor educacional Marco Antonio Ferraz (oferecimento SOMOS Educação); da doutora em educação Ceciliany Alves Feitosa (oferecimento FTD Educação); e da atuante há mais de 13 anos com educação socioemocional Fabiola Falh (oferecimento Arco).
“Os eventos da revista Educação abordam aquilo que mais preocupam o educador e a educadora. Falar de um mundo em profunda transformação requer, antes, cuidar da questão socioemocional”, diz o jornalista Edimilson Cardial, publisher da revista. “Cuidar da saúde mental do professor e dar instrumentos para ele atuar junto às crianças e famílias pode fazer a diferença no engajamento da sala de aula e no apoio familiar. O cuidado com as pessoas é fundamental. Esse dia de discussão vai ajudar nessa transformação”, conclui.
Socioemocional na escola
Data: 14 de setembro
Horário: 8h30 às 18h
Local: Teatro Fecap, Av. Liberdade, 532 – Liberdade, São Paulo
Ingresso pago: https://especial.revistaeducacao.com.br/socioemocional
O evento Socioemocional na escola conta com certificado. Todos os presentes receberão gratuitamente e-book com crônicas de Rubem Alves