NOTÍCIA
O Prêmio LED, que tem o propósito de mapear, reconhecer e ampliar as práticas que estão potencializando o futuro da educação no Brasil, abre as inscrições para a sua terceira edição. A iniciativa faz parte do Movimento LED – Luz na Educação, criado pela Globo […]
Publicado em 01/09/2023
O Prêmio LED, que tem o propósito de mapear, reconhecer e ampliar as práticas que estão potencializando o futuro da educação no Brasil, abre as inscrições para a sua terceira edição. A iniciativa faz parte do Movimento LED – Luz na Educação, criado pela Globo e Fundação Roberto Marinho.
Responsáveis por projetos inovadores podem se inscrever gratuitamente até 27 de setembro por meio do site do Movimento LED (Clique aqui para se inscrever) nas categorias: estudantes, educadores, empreendedores e criadores e organizações inovadoras. O prêmio soma um total de 1,5 milhões, sendo 1,2 milhões do valor divididos entre os seis vencedores do Prêmio LED e 300 mil destinados aos ganhadores do Desafio LED – Me dá uma luz ai! focado em estudantes e que será realizado em 2024.
Leia também
Globo investe para ressignificar o imaginário dos brasileiros sobre a educação
‘Prêmio LED pede, pede, sua atenção! Prêmio LED joga luz na educação’. Este é o refrão da música que embala a campanha da terceira edição do Prêmio LED. Larissa Luz, cantora e apresentadora, responsável pela composição da música, endossa a importância do projeto. Filha de professora, Larissa conta como foi receber o convite: “Eu me sinto muito feliz e muito honrada em poder fazer parte. Para mim, tudo que envolve o Movimento LED diz respeito também a minha intenção com a arte: transformar vidas”, emociona-se a cantora.
“Eu sempre acreditei na educação como ferramenta transformadora, como algo que a gente precisa realmente dar atenção. A educação para mim é primordial, é essencial, faz parte da nossa construção enquanto gente, enquanto pessoa cidadã e profissional’, conclui.
A música foi gravada em parceria com Mc Kekel, que estrela o filme da campanha ao lado de Larissa e também se mostrou um entusiasta do assunto. “O convite chegou e na hora eu topei! Porque é participar de um projeto que é muito mais do que música, que é falar da necessidade e a importância da educação. Eu estou feliz por fazer parte!”, conta o responsável por sucessos como Amor de Verdade. Produzida pela KondZilla, a campanha será veiculada nos canais e plataformas da Globo.
Entre as novidades da edição está a ampliação do escopo para iniciativas na educação superior com foco na formação de professores. Com isso, o LED passa a abarcar todas as etapas de ensino: educação básica, educação técnica e profissionalizante, educação não formal e ensino superior.
“Nos enche de orgulho acompanhar a evolução do Prêmio LED. É gratificante saber que o projeto já distribuiu mais de R$ 3 milhões, em apenas dois anos de existência, para iniciativas que estão se dedicando a transformar a educação no Brasil. Estamos criando uma rede poderosa de mobilização, com pessoas engajadas com o futuro de um setor tão primordial para a evolução da nossa sociedade e este é, sem dúvida, um dos maiores legados do Movimento LED”, celebra Cristovam Ferrara, líder de Valor Social da Globo.
Os critérios de qualificação das iniciativas se baseiam em quatro principais pilares que se aderem à lógica do prêmio: inovação, impacto, escala e replicabilidade e rigor metodológico. Todos os projetos semifinalistas são avaliados pela ponteAponte – empresa especializada em desenvolvimento de editais de impacto social e parceira técnica do Movimento LED.
Na sequência, os selecionados seguem para entrevistas com um comitê técnico e pareceristas altamente comprometidos com a educação. Todo o processo é auditado. Nas duas últimas edições, foram realizadas mais de 5 mil inscrições e iniciativas de estados como Amazonas, Bahia, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo se tornaram conhecidas do grande público, através da exibição do programa Especial LED – Luz na Educação, veiculado na TV Globo.
Documentário de Emicida inspira professora da rede pública