NOTÍCIA
O Prêmio Educador Transformador, que tem o objetivo de identificar, valorizar e divulgar projetos educacionais transformadores implementados por professores de todo o Brasil focados na educação empreendedora abriu as inscrições para a sua segunda edição. O período de inscrição segue aberto até 5 de fevereiro […]
O Prêmio Educador Transformador, que tem o objetivo de identificar, valorizar e divulgar projetos educacionais transformadores implementados por professores de todo o Brasil focados na educação empreendedora abriu as inscrições para a sua segunda edição. O período de inscrição segue aberto até 5 de fevereiro de 2024. Clique aqui para se inscrever.
A premiação é realizada pelo Sebrae, Bett Brasil e Instituto Significare. A primeira edição teve 2.897 projetos inscritos de todas as regiões do país. Desta vez, a disputa prevê a realização de etapas estaduais, regionais e nacional (em formato online).
O anúncio dos vencedores na etapa final está previsto para o fim de abril de 2024, durante a 29ª edição da Bett Brasil. Serão aceitos projetos de professores da educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, educação profissional, educação superior e educação de jovens e adultos, realizados entre 2021 e 2023, vinculados a instituições de ensino. Os projetos pedagógicos podem ter formatos diversos, como atividades, estudos, jogos, metodologias, cursos, tecnologias, desafios, apresentações, competições, serviços ou produtos.
Braz Rodrigues e a transformação de Heliópolis em um bairro educador
A analista de educação empreendedora do Sebrae, Verônica Teixeira, destaca que o prêmio possibilita um alinhamento entre os principais atores do ecossistema da educação, além de fortalecer o eixo do empreendedorismo como projeto de vida, conforme dispõe a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “Com o prêmio, o Brasil estabelece um importante marco para a educação empreendedora alinhado aos principais atores do ecossistema da educação, além de fortalecer a conexão com educadores e organizações educacionais do país”, afirma.
“Educação transformadora versa sobre o cuidado com a construção de sonhos concretizáveis, por meio do desenvolvimento de um projeto educacional que promove, por meio da prática em sala de aula, a mobilização de saberes, habilidades e comportamentos, gerando pequenas conquistas que transformam a realidade daquela escola, da comunidade, do país e, por que não dizer, do mundo. É um reconhecimento a esses atores indispensáveis à qualidade da escola, esse berço de futuro”, complementa Edileide Alves, gerente de educação empreendedora do Sebrae Nacional.
“Incentivamos o diálogo e enfatizamos como essencial e relevante a atuação dos educadores em sala de aula e na vida dos estudantes. Para nós, o Prêmio Educador Transformador significa também colocar em prática esse propósito de dialogar com todos, ainda mais numa época repleta de transformações educacionais e sociais”, dizAdriana Martinelli, diretora de conteúdo da Bett Brasil.
Para saber mais sobre o Prêmio Educador Transformador e se inscrever acesse o site: https://educadortransformador.com.br/
Mauricio de Sousa, o educador transmidiático