NOTÍCIA
A construção de uma sociedade mais democrática, justa e igualitária passa pelo reconhecimento de que todas as pessoas devem ter oportunidades e direitos iguais, assim como todas as diferenças não podem ser fatores de exclusão. Esta e outras reflexões estarão propostas durante a Semana Senac […]
A construção de uma sociedade mais democrática, justa e igualitária passa pelo reconhecimento de que todas as pessoas devem ter oportunidades e direitos iguais, assim como todas as diferenças não podem ser fatores de exclusão. Esta e outras reflexões estarão propostas durante a Semana Senac de Inclusão e Diversidade, que acontece de 4 a 8 de dezembro, com atividades presenciais e online programadas em unidades na capital, Grande São Paulo e em outras cidades do interior do estado, incluindo a participação da escritora indígena Eliane Potiguara.
Os eixos temáticos da Semana serão os povos originários e a corporeidade, que são assuntos importantes e atuais e, para isso, eles serão abordados por meio de palestras, rodas de conversas, debates, exposições fotográficas, imersões no Metaverso, entre outros formatos. A participação é gratuita e para conhecer toda a programação e se inscrever, basta clicar aqui.
Ailton Krenak: florestania para aprender a ouvir o rio e a montanha
A grande convidada desta edição é a escritora, professora e ativista indígena, Eliane Potiguara, primeira indígena a publicar um livro no Brasil e embaixadora Universal da Paz em Genebra (Cercle Universel des Ambassadeurs de la Paix – Genebra – Suíça). Ela participará da palestra História de Nossas Lutas: avanços e conquistas, online e aberta gratuitamente ao público, que acontece na terça-feira, 5, das 14h30 às 16h. Para assistir, basta se inscrever no site e acessar o canal do Senac São Paulo no YouTube. A mediação da conversa será feita pela pedagoga e pós-graduada em gestão pública, Ive de Goes Sá.
Antes disso, na abertura do evento, na segunda-feira, 4, o público poderá navegar pela Exposição Metaverso, das 8h às 21h, com direito a certificado de participação. A imersão visa possibilitar a igualdade por meio da arte, com o objetivo de ser um instrumento de inclusão e diversidade além de fomentar a inclusão digital. A participação também é gratuita, basta clicar aqui.
Outros dois destaques da programação acontecem na unidade Penha, na quarta-feira, 6. Neste dia, as atividades serão presenciais e o multiartista, educador e pesquisador, Lucas Abner comandará a Roda de conversa: perspectivas contra coloniais: periferia, corpos e identidade indígena, das 19h às 20h; e a Oficina: perspectivas identitárias e decoloniais, das 20h às 21h30. Essas ações não exigem inscrições prévias e a unidade Penha fica Rua Francisco Coimbra, 403, bairro da Penha, na zona leste de São Paulo.
As demais informações sobre a programação, que acontecem paralelamente nas cidades da capital, Grande SP e interior, estão disponíveis no site da Semana Senac de Inclusão e Diversidade. Participe!
Semana Senac de Inclusão e Diversidade
Quando: de 4 a 8 de dezembro de 2023
Onde: informações no site do evento
Programação gratuita
Escute nosso podcast