Como iniciar um bate-papo com um chatbot como o ChatGPT? Os novatos nesta ferramenta certamente já se perguntaram quais comandos enviar, já duvidaram se não seria alguém ali fazendo a interação e conduzindo os resultados oferecidos pela tecnologia. Deve-se saudar o aplicativo, com um bom dia, […]
Publicado em 04/12/2023
Como iniciar um bate-papo com um chatbot como o ChatGPT? Os novatos nesta ferramenta certamente já se perguntaram quais comandos enviar, já duvidaram se não seria alguém ali fazendo a interação e conduzindo os resultados oferecidos pela tecnologia. Deve-se saudar o aplicativo, com um bom dia, boa tarde ou boa noite? E como ficam os nossos dados uma vez inseridos ali na conversa, e os resultados, pressionados por algoritmos?
Leia também
Mundo das certezas pode ser extinto pela inteligência artificial
Memória afetiva da escrita começa na escola
De forma bem acessível, o livro ChatGPT e modos de pensar as relações com as inteligências artificiais (Editora Streamer Educação e Tecnologia, 2023), do pesquisador em educação e tecnologia, Fernando Giannini, aborda esse contato inicial com a ferramenta e as implicações no uso de inteligência artificial em diversos campos.
Giannini mostra pontos de atenção e vulnerabilidades do ChatGPT em diversas questões que tocam o uso do chatbot, tais como direitos autorais, colonização de dados, tecno feudalismo e fake news, resultado de uma experiência de convivência intensa com a ferramenta. A máquina foi abordada em temas como política, tecnologia, educação, arte, criação, drogas, emoções e até astrologia.
No final, e sendo este conteúdo parte da especialidade do autor, o livro mostra como o ChatGPT pode auxiliar professores na elaboração de projetos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Fernando Giannini vivencia o mundo da educação, da tecnologia, da economia criativa e dos negócios digitais há mais de 20 anos, sendo responsável pelo desenvolvimento de diversas jornadas de aprendizagem, plataformas EAD e conteúdos que hoje compõem o chamado Mercado de Edtechs.
É cofundador da plataforma Mande Bem no Enem, curso online gratuito que chegou a 500 mil estudantes, além de encabeçar a empresa Streamer Educação e Tecnologia, há mais de 14 anos no mercado educacional e tecnológico.
Para Giannini, aprender vem não só da colaboração e da interação entre educação formal e informal, mas também de uma aprendizagem colaborativa e democrática que faça sentido ao estudante. O uso do ChatGPT, de forma responsável e com o pleno entendimento da ferramenta, pode ser, para o especialista, um meio viável de aprender as competências deste século.
“Por estar fluindo dentro e fora das escolas, das faculdades, dos treinamentos corporativos, acredito que há alternativas para que os estudantes continuem a ser curiosos e compreendam que a educação é para o resto da vida”, entende Giannini. “Acredito que outra escola é possível, há muitos modos de melhor aprender e podemos usar as tecnologias para isso.”
O lançamento do livro ChatGPT e modos de pensar as relações com as inteligências artificiais, de Fernando Giannini, acontece em 9 de dezembro, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, anexo ao Sesc 14 Bis, na capital paulista. Na ocasião, o autor, além de autógrafos, dará palestra sobre o tema. As vagas são limitadas, por ordem de inscrição, sujeitas à lotação da sala.
Lançamento do livro ChatGPT – Modos de pensar as relações com as inteligências artificiais e palestra do autor
Data: 9 de dezembro, das 16h às 17h30
Local: Centro de Pesquisa e Formação (Sesc), antigo prédio da Fecomércio
Rua Dr. Plínio Barreto, 285, 4° andar, São Paulo, Capital
Clique aqui para se inscrever