NOTÍCIA
Educação para a Paz, curso autoinstrucional ministrado pelo professor Reinaldo Nascimento, é uma proposta em formato EAD para contribuir com a formação continuada de profissionais da educação e também do público em geral interessado no tema. Em 12 aulas gravadas, Reinaldo, um dos grandes nomes […]
Educação para a Paz, curso autoinstrucional ministrado pelo professor Reinaldo Nascimento, é uma proposta em formato EAD para contribuir com a formação continuada de profissionais da educação e também do público em geral interessado no tema.
Em 12 aulas gravadas, Reinaldo, um dos grandes nomes da pedagogia de emergência e que tem vasta experiência como pedagogo do trauma ao redor do mundo, apresenta vivências e práticas testadas em situações de crise em diferentes contextos humanitários, que podem ajudar no trabalho em escolas para lidar com situações traumáticas e criar um ambiente de resiliência.
Leia também
Do Saara à Cracolândia: pedagogia de emergência, Palhaços sem Fronteiras e Nova União da Arte
Educação para a promoção da cultura de paz
O curso livre custa 638 reais. Profissionais da educação têm bolsas de 50% de desconto e, para profissionais de educação que atuam na rede pública (municipal, estadual ou federal), o curso é gratuito. Todos os inscritos têm até um ano após a matrícula para assistir às aulas. Para se inscrever, basta acessar frs.edu.br/paz/.
Ao ter contato com essas práticas e metodologias durante o curso, o objetivo é que os cursistas tenham a capacidade de transformar, na prática, a realidade da sala de aula, construindo ambientes mais harmônicos e conduzindo os alunos pelo caminho da empatia, do entendimento mútuo e da resolução pacífica de conflitos.
“Temos vivenciado em muitos países como o trabalho permeado pela cultura de paz pode apoiar muitos alunos a superar traumas e transformar crises em crescimento”, diz Reinaldo Nascimento.
O curso Educação para a Paz é desenvolvido pela Faculdade Rudolf Steiner em parceria com Reinaldo e está organizado em aulas que apresentam os seguintes temas:
– Como atuar em situações extremas;
– Visão geral de psicotraumatologia;
– Desenvolvimento de ambientes seguros;
– Como cuidar de quem cuida;
– Acolhimento e o cultivo da paz no dia a dia;
– Procedimentos pedagógicos em momentos de crise.
As aulas estão organizadas em 12 módulos. Dentre eles, História da pedagogia de emergência; O que é trauma?; As atividades da pedagogia de emergência; A pedagogia de emergência no nosso cotidiano; A educação em diálogo com a pedagogia de emergência e higiene psíquica.
No decorrer do curso, os cursistas são convidados a fazer leituras e escritas reflexivas, para que se aprofundem nas temáticas abordadas e conectem os conhecimentos adquiridos com suas práticas pedagógicas cotidianas. Também serão realizadas avaliações por meio de testes de múltipla escolha. Após a conclusão do curso, será emitido certificado de conclusão.
Revista Educação: referência há 28 anos em reportagens jornalísticas e artigos exclusivos para profissionais da educação básica