NOTÍCIA
Televisores que viram lousa, avatares para os alunos, publicação de conteúdos on-line para os professores. Veja os últimos recursos tecnológicos disponíveis no mercado
TV vira lousa digital | ||
Com o uso de dois sensores, instalados na parte superior da moldura da tela, a empresa Droid transforma TVs ou monitores de computador em uma lousa interativa, que permite a interação do professor com o conteúdo pelo toque. Com o uso de uma caneta especial é possível escrever ou desenhar, como em um quadro-negro tradicional. A Lousa Digital Droid possibilita ter uma aula com recursos como acesso à internet, fotos e áudio, além de permitir a gravação do conteúdo exibido. |
Projeção em ambientes claros | ||
Destinado a escolas e empresas, o projetor D510, da Vivitek, oferece potência de 3.000 lúmens, com imagem brilhante mesmo em ambientes com muita iluminação. O equipamento, que pesa 1,9 quilo, inclui entradas HDMI e VGA e permite projetar imagens de aparelhos como DVD player, Blu-ray, notebooks, tablets, smartphones, câmeras digitais e videogames. Com ele, é possível gerar imagens de até 300 polegadas, com alcance entre um e dez metros. A resolução máxima é |
Office na faixa | |
A Microsoft anunciou que seu popular pacote de softwares para produtividade, o Office, ganhou uma versão gratuita para instituições de ensino. Batizado como Microsoft Office 365 para Educação, ele reúne versões on-line das soluções da empresa. Com elas, é possível, via internet, editar e compartilhar documentos de programas como Word, PowerPoint e Excel. Versões do produto com recursos adicionais também estão disponíveis, mas com cobrança de mensalidades a partir de US$ 2,5. Segundo a companhia, essa plataforma permite, entre outras coisas, que os professores publiquem conteúdos em sites de aulas on-line, nos quais os alunos podem fazer suas lições. |
Estudo movido ao toque | ||
Oferecer uma forma intuitiva de aprendizado. Essa é a proposta da Positivo com a nova mesa educacional TOQ. O equipamento inclui uma tela na posição horizontal que identifica o contato com as mãos do usuário e que permite vários toques simultâneos em sua superfície. Os alunos conseguem com a ponta dos dedos arrastar elementos do cenário, girar, redimensionar ou clicar em itens, entre outros recursos, com tarefas individuais ou colaborativas. Antes de começar as atividades, os estudantes criam seus avatares (representações virtuais), com direito a seleção da cor da pele, cabelo, olhos, roupas e até acessórios. Esses personagens passam a ser comandados pelas crianças nas atividades. |