NOTÍCIA

Agenda

Autor

Redação revista Educação

Publicado em 30/07/2015

SP: Professor de Harvard fala sobre inovação do ensino em palestra gratuita

Criador de um método de aprendizagem ativa, o físico Eric Mazur conta como ajustou sua abordagem de ensino e melhorou o desempenho de seus alunos

O autor do método de Aprendizagem pelos Pares (ou Peer Instruction) Eric Mazur descreverá sua experiência como professor na palestra “Confessions of a converted lecturer” (Confissões de um professor convertido). Ela acontece no no Instituto de Física da USP, em São Paulo, às 17h30 do dia 5 de agosto. No evento, o professor da Universidade de Harvard contará como foi o processo de transição de suas aulas, ajustando sua metodologia de ensino e melhorando a performance de seus alunos.

O Peer Instruction é um método de aprendizagem ativa que, entre outras coisas, transforma a transmissão da informação uma tarefa de casa e o sentido à informação uma tarefa do professor e dos colegas, em sala de aula. O método vem sendo adotado por universidades de todo o mundo, incluindo algumas brasileiras.

“Eu achava que eu era um bom professor, até que descobri que meus alunos apenas memorizavam informação em vez de aprender a compreender o material. Quem seria o culpado? Os alunos? O material? Vou explicar como cheguei à conclusão de que o culpado não era nenhum deles, mas a minha forma de ensinar”, afirma Mazur.


Leia Agenda

iniciativas de professores_8

Pisa: nem tudo é terra arrasada para o Brasil

+ Mais Informações
Curso de pedagogia_Vera Cruz

Curso de pedagogia do Instituto Vera Cruz inova com didáticas específicas

+ Mais Informações
PNLD Educação Infantil_1

PNLD Educação Infantil 2026 terá material voltado aos educadores

+ Mais Informações
jovens-nem-nem_2

Mitigar o perigoso desfecho dos jovens nem-nem?    

+ Mais Informações

Mapa do Site