NOTÍCIA
Produtos, aplicativos e sites indicados para apoiar o professor em sala de aula
Publicado em 04/11/2015
José Ivair Motta, professor de física do Colégio Positivo, tem 23 anos de experiência em sala de aula e afirma que ensinar vai muito além de colocar o conteúdo na lousa e explicá-lo verbalmente. “O desafio do educador é encontrar um equilíbrio entre o método formal e as possibilidades que a tecnologia oferece”, afirma. Com um cardápio de recursos cada vez mais variado, o docente precisa conhecer bem cada ferramenta e saber em qual área ou momento pode aplicá-la da melhor maneira. “Ela sempre deve fazer um sentido para todos os envolvidos”, ressalta Motta.
Aplicativos, softwares e sites educativos podem despertar o interesse dos alunos, uma vez que apresentam uma linguagem jovem e atual. Outros aliados dos professores são os Recursos Educacionais Abertos (REA), conteúdos (digitais ou não) oferecidos livremente para o uso. Tal formato permite que outros educadores utilizem e adaptem esse material já pronto, o que favorece a circulação do conhecimento entre os pares.
Enquanto o aprendizado flui pela web, uma velha conhecida atrai olhares curiosos de quem já nasceu em meio à tecnologia: a impressora. Sua mais nova versão, a 3D, permite a impressão de objetos de plástico em poucos minutos e tem sido usada em diferentes atividades escolares. “A manufatura aditiva está ficando cada vez mais acessível e os custos devem cair com o tempo”, afirma Leonardo Aguiar, da empresa Boutique 3D, que presta serviços na área.
Conheça, a seguir, algumas novidades e soluções que estão aproximando a tecnologia do setor educacional.
Playdea | |
Nesse game, o papel dos educadores é propor desafios e atividades relacionadas com o tema da aula, além de acompanhar o andamento do programa. Os estudantes acessam a plataforma e propõem soluções para os questionamentos levantados. Para isso, os participantes podem formar grupos de estudo para resolver em conjunto os desafios. A cada acerto, todos são recompensados dentro do jogo. A partir dessa movimentação, a plataforma gera relatórios de desempenho e os envia para os docentes que estão à frente da disputa. É possível acessá-la de uma forma simples – basta ter um celular conectado à internet. www.playdea.com.br
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AppProva |
Com a plataforma, é possível montar listas de exercícios, tarefas de casa e até simulados para as turmas – a ferramenta conta com um extenso banco de questões, criadas por especialistas de diferentes áreas. Todas são corrigidas automaticamente e os resultados chegam até os educadores por meio de relatórios. A partir deles, é possível fazer um comparativo para analisar as dificuldades da classe e, assim, direcionar melhor as próximas aulas. A tecnologia pode ser definida como um quiz educativo, formato que estimula os estudantes e cria um ambiente lúdico de aprendizagem. Acessível pelos mais diferentes dispositivos. www.appprova.com.br |
Evobooks | |
A empresa produz títulos digitais e livros interativos de atividades (todos seguem as diretrizes curriculares definidas pelo Ministério da Educação). Criado por especialistas, o material pode ser acessado de todas as plataformas (Windows, Android, IOS e Linux) e inclui vídeos, áudios e atividades animadas. A interatividade com o docente também é grande – o aluno consegue, por exemplo, fazer os exercícios e apontar o ponto exato em que parou. No dia seguinte, continua a tarefa e já pode visualizar as correções feitas pelo educador na própria publicação. Além de oferecer o conteúdo, o Programa Educacional Evobooks ainda tem um serviço de formação continuada para professores. O envio de relatórios de aprendizagem também está incluso no pacote. www.evobooks.com.br
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Árvore de Livros | |
Trata-se de uma biblioteca digital com um amplo acervo. Os professores podem sugerir títulos para as turmas e ainda acompanhar o desempenho delas por meio de relatórios enviados automaticamente. Durante as aulas, é possível fazer leituras coletivas, já que o acesso ao conteúdo acontece off-line e por diferentes plataformas (tablets, e-readers, computadores, notebooks ou celulares). Ao contratar o serviço, a instituição ainda tem acesso a sugestões para estimular os estudantes. www.arvoredelivros.com.br
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Recursos Educacionais Abertos (REA) | ||
São recursos que podem ser redistribuídos de forma gratuita sem ou com pouquíssimas restrições. Cursos completos ou em módulos, livros didáticos, apresentações, vídeos e testes podem ser considerados REA, desde que apoiem o conhecimento e estejam livres para o uso – as licenças mais recomendadas são as Creative Commons.
Escola Digital
Projeto Embrião Portal do Professor Conteúdos Digitais
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Impressoras 3D | |||
Essas máquinas estão cada vez mais perto da realidade escolar. Um dos principais benefícios da tecnologia é inserir os estudantes no processo de criação, o que lhes permite desenvolver e aprimorar uma série de habilidades.
Cliever
3DMachine
Sethi Stratasys Cube
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