Crédito: Reprodução/IBGEeduca
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), órgão responsável por prover dados e informações sobre o Brasil, lançou recentemente uma página que oferece aos educadores sugestões sobre como trabalhar os dados levantados pelo instituto em sala de aula.
O IBGEeduca, como é chamado, disponibiliza atividades que contam com material visual (como gráficos, tabelas, folders e infográficos) e contemplam desde a educação infantil até o ensino médio. Também há instruções que facilitam o planejamento da aula, com sugestões de discussões que podem ser propostas aos alunos e roteiros de perguntas para guiar a análise dos dados.
É possível filtrar as atividades de acordo com etapa de ensino, disciplina e tema. Entre os materiais já disponíveis, há propostas de aula sobre a pirâmide etária brasileira e a população indígena do país, por exemplo. Para a educação infantil, há sugestões de aulas lúdicas que exploram aspectos como localização espacial, construção de gráficos e observação da paisagem.
Os professores também podem trocar experiências na aba Blog do professor, onde é possível compartilhar projetos desenvolvidos a partir do conteúdo da plataforma e acessar o que já foi feito por outros docentes.
O site conta ainda com segmentos voltados a crianças e jovens, com materiais específicos para cada faixa etária.
Leia também:
http://www.revistaeducacao.com.br/sistema-de-informacoes-da-educacao-brasileira-busca-transparencia-publica-e-efetividade-para-melhoria-dos-resultados-educacionais/