NOTÍCIA
Publicado em 22/03/2019
Comunidade Educativa CEDAC e a FTD Educação firmam parceria e garantem direito à literatura na educação infantil
A Comunidade Educativa CEDAC e a FTD Educação lançaram recentemente o livro Pequenos Leitores – Um projeto de formação de educadores para a garantia do direito à literatura desde a primeira infância. Nele, a dupla de parceiros exibe, para gestores e profissionais de educação, formadores de professores e interessados no tema, uma radiografia detalhada da história e do funcionamento do projeto Pequenos Leitores nos cinco municípios envolvidos do início, em 2013, até agora: os paulistas Itatinga, Pratânia, Ferraz de Vasconcelos, Lagoinha e Mongaguá.
Um dos trechos mais interessantes e úteis do trabalho é o que revela as competências de cada um dos quatro entes mobilizados pelo projeto nas cidades (secretarias municipais de educação, diretores das escolas, seus coordenadores pedagógicos e professores), as obrigações divididas por esses atores e também as tarefas a serem assumidas pelas famílias das crianças de três a cinco anos e as comunidades das escolas. Confira:
Competências da secretaria municipal de educação
Apoiar e garantir institucionalmente a leitura literária nas escolas de educação infantil da rede municipal.
Acompanhar o planejamento e as ações de formação dos profissionais da rede para aprimoramento da leitura para as crianças.
Assegurar a ampliação e qualificar o acervo das escolas.
Competências da diretoria da escola
Acompanhar e assegurar institucionalmente a leitura literária e as ações de leitura na escola.
Promover a melhoria do espaço escolar para assegurar as condições institucionais de acesso, dos professores, crianças e da comunidade em geral aos livros.
Assegurar as condições institucionais para a formação em contexto de trabalho que impactam a formação do leitor.
Competências da coordenadoria pedagógica da escola
Garantir a realização da leitura nas salas de aula e na escola, considerando a diversidade, continuidade e progressão das experiências leitoras.
Apoiar os professores na qualificação das situações de leitura realizadas para as crianças.
Competências do professor
Realizar a leitura literária com regularidade.
Qualificar a mediação, ampliando as possibilidades de interação e construção de sentidos sobre o livro e a leitura.
Reconhecer a intencionalidade da leitura para as aprendizagens das crianças como leitoras.
Competências compartilhadas entre os quatro atores
Ampliar suas experiências estéticas literárias para propiciar mediações de leitura qualificadas para
as crianças.
Promover ações para o incentivo à leitura para a constituição de uma comunidade de leitores na escola, envolvendo equipe interna, famílias e comunidade do entorno.
Produzir e organizar a documentação oficial para garantia da manutenção e consolidação das ações de leitura literária na EI, de acordo com as concepções de leitura, literatura, mediação e formação de leitores.
Competências das famílias e da comunidade
Participar das ações institucionais de leitura literária na escola.
Acompanhar os projetos de leitura literária da sala de aula e da escola.
Incentivar práticas de leitura literária em casa e em outros contextos fora da escola.
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