ARTIGO
Publicado em 29/05/2020
Informações do IBGE indicam que mesmo o país tendo avançado nesse tipo de acesso, a exclusão ainda persiste
No Brasil, 25% da população, ou um em cada quatro, não tem acesso à internet, aponta a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Tecnologia da Informação e Comunicação (Pnad Contínua TIC) 2018, divulgada no fim de abril pelo IBGE. Enquanto o índice de pessoas sem acesso em áreas rurais chega a 53,5%, em áreas urbanas é de 20,6%.
Leia: Saiba o que as escolas públicas de ensino médio com bons resultados têm em comum
Os três principais motivos para a não utilização da internet foram: falta de interesse em acessar (34,7%), serviço de acesso à web era caro (25,4%) e nenhum morador sabia usar a internet (24,3%). Contudo, 7,5% disseram que não havia disponibilidade de rede na área residencial e 4,7% justificaram o alto custo para a obter a conexão.
A pesquisa apresenta ainda que, enquanto nas áreas rurais 20,8% não possuem internet pela falta de serviços locais disponíveis, essa é a realidade para apenas 1% nas áreas urbanas. No Norte, por exemplo, a indisponibilidade de serviços chega a 13,8% da população, contra 1,9% no Sudeste. Nesse cenário de desigualdade, a Pnad revela também que o Brasil ainda tem 2,1 milhões de domicílios onde há somente sinal analógico de TV.
A história de dois professores reconhecidos internacionalmente
Caravana MusiLibras percorre o Nordeste ensinando música a surdos