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Cobrar mensalidade escolar atrasada não é fácil. E dependendo da maneira como for o diálogo, pode prejudicar a relação da escola com os responsáveis pelos estudantes. “É muito bom quando encontramos parceiros que sabem lidar com a complicada tarefa de cobrança, tendo cuidado com as […]
Publicado em 17/06/2022
Cobrar mensalidade escolar atrasada não é fácil. E dependendo da maneira como for o diálogo, pode prejudicar a relação da escola com os responsáveis pelos estudantes. “É muito bom quando encontramos parceiros que sabem lidar com a complicada tarefa de cobrança, tendo cuidado com as famílias, preservando essas duas relações. Porque não queremos perder o aluno e as famílias que estão conosco, que já fizeram uma escolha e que por algum motivo tiveram um problema pontual [e atrasaram a mensalidade]”, explica Matheus Leitão, que atuou como diretor-executivo do Colégio Master com unidades no Ceará e Rio Grande do Norte, e em 2018 fundou e assumiu a diretoria executiva do Master Soluções Educacionais.
O Colégio Master é cliente há alguns anos da empresa Meireles e Freitas Cobrança Digital com o serviço de gestão de recebíveis e relacionamento com as famílias. O grupo econômico ao qual a Meireles pertence lançou este ano a kedu, plataforma exclusivamente voltada à educação e que ficará responsável pela antecipação financeira e relacionamento com os responsáveis pelos alunos do Master com a mesma experiência derivada da Meireles e Freitas. Essa antecipação funciona da seguinte forma: a escola repassa seus recebíveis e a empresa se responsabiliza, antecipando e dando garantia à instituição.
“Quando superamos esse desafio, que é a inadimplência escolar (obstáculo em comum para as pequenas, médias e grandes escolas), a gente tem uma coisa importantíssima para as escolas e, principalmente, no nosso planejamento financeiro, que é uma projeção mais segura de caixa. Saber que teremos uma previsibilidade dos recursos que entrarão é muito importante”, diz Matheus.
O diretor salienta que a experiência no mercado também é um diferencial da kedu, já que é oriunda do mesmo grupo da Meireles e Freitas – com mais de 30 anos no âmbito de relacionamento com o cliente. “Quando a empresa tem experiência, foca muito no relacionamento e na suavização de um processo que é extremamente sensível, o processo de cobrança. Além de saber como executar isso com excelência”, defende.
Previsibilidade de caixa durante o ano inteiro é a principal mudança proporcionada pela kedu, assegura a head de marketing da empresa, Livia Schramm. Com isso, a escola também ganha, “pois, sabendo qual o valor que será recebido durante esse período, ela pode fazer investimento para o seu crescimento”, conta a head.
Uma pesquisa interna com instituições de ensino do grupo aponta que escolas que não trabalham o relacionamento com as famílias tendem a sofrer evasão de até 10%. Assim, outra mudança apontada por Livia é o relacionamento com os pais, que passa a ser feito de uma forma mais profissional e personalizada com atendimento via WhatsApp, ligação e números específicos para cada escola. Os canais possibilitam o envio de boletos e servem também para que as famílias tirem suas dúvidas financeiras.
Segundo Matheus, quando se tem uma gestão financeira e de recebíveis profissionalizada, torna-se possível olhar para o que realmente importa. “A gente fica mais tranquilo e foca aquilo que é importante: a escola e seu crescimento, o pedagógico, o aluno e a família”, finaliza.
*Conheça mais sobre a kedu: https://kedubr.com/
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