NOTÍCIA
O número de alunos que concluíram os cursos de pedagogia e licenciatura aumentou drasticamente na modalidade a distância comparado às faculdades presenciais, chegando a computar crescimento de 109% entre 2010 e 2020. O alerta está no estudo recém-divulgado pelo Todos pela Educação com base no […]
Publicado em 26/08/2022
O número de alunos que concluíram os cursos de pedagogia e licenciatura aumentou drasticamente na modalidade a distância comparado às faculdades presenciais, chegando a computar crescimento de 109% entre 2010 e 2020. O alerta está no estudo recém-divulgado pelo Todos pela Educação com base no Censo da Educação Superior.
Vale lembrar que o ensino remoto já estava ganhando espaço mesmo antes da pandemia: entre 2019 e 2020 a tendência foi intensificada, sendo que de cada 10 estudantes formados na carreira de professor, seis foram pela modalidade EAD (61,1%).
Para Gabriel Corrêa, líder de políticas educacionais do Todos pela Educação, “a formação inicial de professores na modalidade EAD, que deveria ser uma exceção, se tornou a principal estratégia de formação docente no país, o que é extremamente grave. O Ministério da Educação precisa melhorar os processos regulatórios e a avaliação que faz dos cursos. Não podemos ter essa proliferação de cursos, sem clareza sobre a qualidade da formação inicial que vem sendo ofertada para os nossos futuros professores”.
Formação de professores é assunto sério antes, durante e pós-pandemia