NOTÍCIA
Inteligência artificial é expressão recorrente do livro Reflexões e práticas da educação no século XXI, da doutora em educação pela USP, Luciana Allan. E aborda também temas relacionados às oportunidades de geração de renda em tempos modernos, empreendedorismo, oferta de uma educação de qualidade com […]
Publicado em 01/06/2023
Inteligência artificial é expressão recorrente do livro Reflexões e práticas da educação no século XXI, da doutora em educação pela USP, Luciana Allan. E aborda também temas relacionados às oportunidades de geração de renda em tempos modernos, empreendedorismo, oferta de uma educação de qualidade com equidade, formação dos professores e professoras, e as novas demandas pedagógicas. Para Luciana, todos esses temas são essenciais para preparar novas gerações para um mercado de trabalho cada vez mais pautado pela economia da inovação.
Leia também
Inteligência artificial exige escola pensante
Inovação como aliada e não rival da educação
“A cada capítulo vamos fazer uma viagem por conceitos, metodologias, ferramentas e em tendências que precisamos navegar para compreender as grandes disrupções responsáveis por esculpir a nova educação do século 21”, explica.
Luciana revela que o lançamento da obra está em linha com um novo momento do Instituto Crescer, do qual é diretora, que mergulha em uma metodologia intitulada ‘Teoria da Mudança’, parte integrante do planejamento estratégico do Instituto para os próximos três anos. “Este livro é mais uma peça deste grande quebra-cabeça, com o qual esperamos ter a capacidade de inspirar, impactar e incentivar a conquista de um novo mundo que tem na educação seu principal agente transformador”.
O livro em formato de coletânea reúne 36 artigos escritos pela pesquisadora e conta com a contribuição de Dorival Oliveira, Guiomar Namo de Mello, Omarson Costa, Patrícia Travassos, Rita Ippolito e Rodrigo Abrantes, que participam como autores convidados. O prefácio é de Katia Stocco Smole, diretora do Instituto Reúna e ex-secretária de educação básica do MEC. A publicação é distribuída gratuitamente, de forma física e digital, para que o conhecimento seja compartilhado com todos os interessados em refletir sobre como promover uma educação inovadora que tenha qualidade e equidade. Clique aqui para acessar o e-book do livro.
Segundo a autora, os artigos foram selecionados sob uma perspectiva da educação ativista e humana; pela urgência em investir no desenvolvimento das habilidades socioemocionais; pelos caminhos que serão abertos pelas tecnologias.
“Abordamos as novas habilidades dos docentes como designers de momentos de aprendizagem significativa, como analistas de dados e como autores; a importância de desaprender para aprender, os rumos para inovação e o emprego da tecnologia na prática educativa”, conclui.
A nova obra da cofundadora e diretora técnica do Instituto Crescer – organização social que há mais de 22 anos promove projetos de formação de educadores, qualificação profissional e desenvolvimento comunitário -, trabalha com a expressão em artigos que tratam a fundo a 4ª Revolução Tecnológica, as inovações, plataformas digitais, metaverso e ChatGPT, que começam a ocupar o lugar dos recursos pedagógicos tradicionais na construção de uma nova escola, sem muros, conectada e onde os estudantes aprendem usando seus próprios dispositivos.