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Série apoiada pela FTD Educação | É na primeira fase da infância que as crianças começam a compreender e desbravar o mundo. O Colégio Maria Imaculada de Brasília respeita esse momento, tanto que nessa fase seus alunos aprendem desde cedo a trabalhar com experiências sociais que visam […]
Publicado em 07/06/2023
Série apoiada pela FTD Educação | É na primeira fase da infância que as crianças começam a compreender e desbravar o mundo. O Colégio Maria Imaculada de Brasília respeita esse momento, tanto que nessa fase seus alunos aprendem desde cedo a trabalhar com experiências sociais que visam o desenvolvimento de pessoas capazes de entender e respeitar as diferentes realidades.
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Por meio do material didático Toni Itinerários — coletânea direcionada à educação infantil e alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) —, os professores desenvolvem projetos que procuram incentivar a pesquisa e o trabalho em equipe, e iniciativas sociais.
“Neste primeiro semestre letivo, o Toni Itinerários tem como tema o sistema solar. Para além dele, a professora produziu um projeto que incentiva as crianças a observar o céu em família à noite e descobrir em que fase que a lua estará naquele momento. São atividades que envolvem os familiares e que trabalham com as vivências cotidianas. Geralmente, as crianças fotografam e registram os momentos, trazem para o colégio o material solicitado, e em seguida, em rodas de conversa, elas debatem sobre o assunto com a turma”, conta Gláucia Pereira de Souza, coordenadora de educação infantil.
Gláucia afirma que o material didático na educação infantil deste ano também aborda a valorização da cultura indígena, que seguindo o perfil do colégio de preocupação com o social, será trabalhado de forma interdisciplinar. “Não vamos celebrar o Dia do Índio, faremos diversas atividades de valorização da cultura indígena. Por exemplo, o professor de música vai confeccionar com as crianças instrumentos indígenas. Já a professora de artes trará uma artista indígena. Estamos muito voltados para essa questão do compromisso de valorizar e respeitar as diferenças.”
Outra prática, mas dessa vez desenvolvida pelo próprio colégio, é o projeto Agenda, que procura trabalhar, com base em um tema específico, atividades que ressaltem a importância do compromisso social ao longo dos meses. Em 2023, o tema central para todos os segmentos escolares é a fome, intitulado Pão em todas as mesas. “Em março o assunto foi A fome tem lugar. Por isso, a professora de geografia trouxe um panorama de como está a realidade no mundo, no Brasil e no Distrito Federal, pois aqui em nossa região também temos lugares em que a fome é um problema”, destaca a Ir. Sarah Reis, coordenadora do fundamental 1.
Em abril, mês da Páscoa, por meio de uma campanha foram arrecadados chocolates para crianças e famílias carentes do Distrito Federal. O tema da Agenda também é trabalhado em todos os componentes curriculares que, por meio de pesquisas e aulas interativas, ensinam aos alunos a importância do dever social de cada indivíduo à luz do evangelho, já que o Colégio faz parte de uma Rede Católica de Ensino.
“Nossa Agenda é inspirada diretamente no tema da Campanha da Fraternidade. Ano passado, como o tema da campanha foi Fraternidade e Educação, nossa Agenda seguiu o tema Semeia. Por exemplo, em um mês semeamos a humildade, trabalhamos a importância da solidariedade e dos valores cristãos. Em 2020, ano da pandemia, nosso tema foi Olhar para ver, e fizemos atividades que envolviam ouvir histórias de pessoas fora e dentro da escola, cuidando do indivíduo, e também as famílias”, explica a Ir. Sarah.
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O Colégio Maria Imaculada faz parte da Rede Concepcionista de Ensino, fundada por Santa Carmen Sallés em 1892, na Espanha. Atualmente a Congregação das Irmãs Concepcionistas Missionárias do Ensino está presente em 16 países, quatro continentes, tendo 10 unidades no Brasil: quatro no estado de São Paulo, uma no Rio de Janeiro, três no Distrito Federal e duas em Minas Gerais, onde foi fundada a primeira unidade no Brasil, em Machado, que completará 111 anos.
São cerca de 25 mil alunos no mundo e 3.800 alunos no Brasil. São ofertados cursos do infantil até o ensino médio. A mensalidade varia para cada unidade, assim como cada uma desenvolve atividades, campanhas solidárias e realiza doações para instituições conforme sua realidade.
Além disso, dentre as 10 unidades no Brasil, três são obras sociais, ou seja, oferecem de forma gratuita alguns níveis escolares. Segundo a Ir. Sarah, todos os alunos possuem os mesmos acessos, os educadores e coordenadores trabalham em rede nas formações, e as decisões são feitas em equipe, para que todos tenham direitos iguais de aprendizagem. “Não somos apenas conteudistas. Tem uma frase da Santa Carmen Sallés que eu gosto muito: ‘A instrução só não basta, é preciso chegar ao coração’. Então trabalhamos juntos e nos esforçamos para formar essa pessoa que é mente, mas que também é coração.”
“Hoje temos crianças que estão preocupadas com o meio ambiente, com a fome, com o que vai acontecer no futuro. Porém, ainda existe um desafio, precisamos conduzi-las. O antigo nunca vai ser antigo. Os valores não podem ser ‘esfriados’. Temos que nos manter firmes. E eu vejo esperança [na educação]”, conclui a Ir. Sarah.